5 contribuições de arrhenius para o campo da química
Soluções para a tarefa
Em meados de 1887, Svante Arrhenius certificou, após ter realizado vários experimentos, que algumas substâncias em soluções aquosas conduziam corrente elétricas e outras não. Elaborou então uma teoria, chamada de Teoria de Dissolução Iônica ou somente Teoria de Arrhenius, de que as soluções aquosas contêm partículas carregadas, isto é, íons.
Tratava-se de uma proposição revolucionária e seus professores a acharam tão diferente de suas próprias idéias que concederam-lhe o grau de doutor.
Arrhenius enviou cópias de sua tese a outros cientistas. Embora muito poucos tenham tomado a sério suas idéias radicais. Finalmente, em 1889, foi publicado seu trabalho sobre a "Dissociação das Substâncias Aquosas".
Segundo a teoria, quando uma substância se dissolve em água, vai-se dividindo em partículas cada vez menores e dotadas de corrente elétrica, chamada íons; neste caso, as soluções conduzem correntes elétricas. Em alguns casos, a divisão de moléculas, com partículas neutras, e a solução não conduzem corrente elétricas.
Assim, quando a sacarose se dissolve em água, as partículas dispersas em água são moléculas de sacarose; como estas são neutras, a solução não conduz corrente elétricas.
Quando o cloreto de sódio se dissolve em água, cada molécula se divide em partículas ainda menores, espalhadas com carga elétrica. As partículas dispersas na água são, então, íons, e como estes têm carga elétrica, a solução conduz corrente elétricas. Arrhenius, através de sua teoria, propôs que ácidos são compostos que em solução aquosa se ionizam, produzindo como íon positivo apenas o cátion hidrogênio (H+).
Exemplos:
HCl + H2O--> H3O+ + Cl-
H2SO4 + 2H2O--> 2H3O++ SO42- HCN +H2O -->H3O+ + CN-
E que, bases são compostos que em solução aquosa sofrem dissociação iônica, liberando como único íon negativo o ânion hidróxido (OH-).
Exemplos:
KOH + H2O--> K+ + OH-
NaOH + H2O -->Na+ + OH- Ca(OH)2 + H2O --> Ca2+ + 2OH-
Sua teoria foi uma contribuição significativa para o pensamento químico no início do século XIX. Sua teoria é usada na introdução de ácidos e bases e na discussão de algumas de suas reações. O modelo de Arrhenius de ácidos e bases levou para o desenvolvimento de outras teorias mais abrangentes sobre o comportamento de ácido-base.