Física, perguntado por matheussantos39ms13, 8 meses atrás

5. Considere o campo elétrico gerado entre as placas de um capacitor de placas paralelas formado por dois discos planos. No que diz respeito ao campo elétrico entre os discos, próximo aos seus centros geométricos, é correto afirmar que a) é constante e tem linhas de campo normais às placas. b) é variável e tem linhas de campo normais às placas. c) é constante e tem linhas de campo tangentes às placas. d) é variável e tem linhas de campo tangentes às placas.

Soluções para a tarefa

Respondido por ayarakarielly
7

Resposta:

a) é constante e tem linhas de campo normais às placas.  

Explicação:

O meio que separa dois capacitors é chamado dielétrico, daí entre as placas o campo elétrico é constante

Respondido por LeonardoDY
0

No dielétrico (espaço entre as placas) do capacitor, o campo elétrico a) é constante e tem linhas de campo normais às placas.

Qual a situação do campo elétrico entre as placas?

Em um capacitor plano, as placas são consideradas planos carregados muito grandes. Supondo que a carga elétrica é distribuída uniformemente nas superfícies das placas, o campo elétrico devido a uma das placas é:

E=\frac{\sigma}{\epsilon}

Em que \sigma é a densidade superficial de carga e \epsilon é a permissividade dielétrica. Como os campos elétricos gerados pelas duas placas se reforçam, o campo elétrico entre as placas é:

E=\frac{\sigma}{\epsilon}

Esse campo elétrico depende apenas da distribuição superficial de carga e da permissividade dielétrica, portanto, é uniforme em todo ponto do espaço entre as placas (sempre que esse ponto esteja longe dos bordes).

As linhas de campo elétrico nessa situação são perpendiculares à superfície carregada. Então, o campo elétrico é uniforme e suas linhas são perpendiculares às placas no dielétrico do capacitor.

Mais exemplos de capacitores planos em https://brainly.com.br/tarefa/6814771

#SPJ2

Anexos:
Perguntas interessantes