5) Considere as seguintes informações sobre a escravidão praticada na América Portuguesa.- Nos cafezais e canaviais, o escravo fazia parte de uma equipe de cerca de 12 a 15 homens ou mulheres. - O engenho de açúcar e suas máquinas exigiam trabalhadores especializados. - Na cidade e no campo, havia escravos pedreiros, carpinteiros, barbeiros e outros.- Nas cidades, os senhores alugavam os serviços dos escravos capacitados em variadas tarefas e também no comércio. - Os escravos domésticos eram supervisionados pelo olhar exigente das donas-de-casa.(MATTOSO, Katia de Queirós. Ser escravo no Brasil. São Paulo: Brasiliense, 1988, p.116. Adaptado)Analisando os itens apresentados, é correto concluir que a escravidão na América Portuguesa *
1 ponto
A) restringiu-se aos engenhos de cana e à produção agrícola monocultora de exportação.
B) baseou-se na força física dos escravos, mas não considerou suas habilidades prévias.
C) era distribuída de acordo com o modo de produção industrial das fábricas do período.
D) esteve presente em todos os setores da vida social e produtiva na cidade e no campo.
E) organizava as tarefas de acordo com o interesse pessoal e escolha dos trabalhadores.
6) Em teoria, as pessoas livres da Colônia foram enquadradas em uma hierarquia característica do Antigo Regime. A transferência desse modelo, de sociedade de privilégios, vigente em Portugal, teve pouco efeito prático no Brasil. Os títulos de nobreza eram ambicionados. Os fidalgos eram raros e muita gente comum tinha pretensões à nobreza.FAUSTO, B. História do Brasil. (São Paulo: Edusp; Fundação do Desenvolvimento da Educação). Ao reelaborarem a lógica social vigente na metrópole, os sujeitos do mundo colonial construíram uma distinção que ordenava a vida cotidiana a partir da *
1 ponto
A) concessão de títulos nobiliárquicos por parte da Igreja Católica.
B) afirmação de diferenças fundadas na posse de terras e de escravos.
C) imagem do Rei e de sua Corte como modelo a ser seguido.
D) miscigenação associada a profissões de elevada qualificação.
E) definição do trabalho como princípio ético da vida em sociedade.
7) A escravidão indígena adotada no início da colonização do Brasil, foi progressivamente abandonada e substituída pela africana, entre outros motivos, devido: *
1 ponto
A) ao constante empenho do Papado na defesa dos índios contra os colonos.
B) à bem sucedida campanha dos jesuítas em favor dos índios.
C) à completa incapacidade dos índios para o trabalho.
D) aos grandes lucros proporcionados pelo tráfico negreiro aos capitais particulares e à coroa.
E) ao desejo manifestado pelos negros de emigrarem para o Brasil em busca de trabalho.
Soluções para a tarefa
5) A resposta correta é a letra B: "baseou-se na força física dos escravos, mas não considerou suas habilidades prévias.".
Os escravos que chegavam ao Brasil eram levados aos campos e locais de trabalho por sua força física, dessa forma, toda a sua história e outras habilidades que poderiam ter não eram valorizadas no Brasil.
6) A resposta correta é a letra B: "afirmação de diferenças fundadas na posse de terras e de escravos."
No Brasil colônia, por apresentar uma economia agroexportadora, a posse de terras e de escravos (principal mão de obra) que era considerado como padrão para medir a riqueza das pessoas.
7)A resposta correta é a Letra D: "aos grandes lucros proporcionados pelo tráfico negreiro aos capitais particulares e à coroa.".
Apesar de ter sido usada a mão de obra indígena nos primeiros anos de colonização, a escravização dos negros era considerada mais lucrativas aos grandes proprietários.
Espero ter ajudado, bons estudos!