5. Considerando a Pesquisa sobre Homicídios e Juventude no Brasil. Marque a alternativa CORRETA.
A) Nessa pesquisa, constatou-se que os homicídios não são a principal causa de morte entre jovens de 15 a 24 anos no país e vitimam principalmente jovens negros e pobres.
B) Coordenado pelo sociólogo Julio Waiselfisz e tendo como base dados estatísticos de diversos órgãos, o estudo comprovou que os índices de violência contra a juventude brasileira não estão crescendo e atingindo proporções alarmantes quando se analisa a população de jovens negros e afrodescendentes.
C) Uma das constatações da pesquisa é que, enquanto a taxa de mortalidade da população brasileira caiu 1980 e 2011 em 3,5%, a taxa de mortalidade dos jovens por causas externas cresceu 28% no mesmo período. O principal aumento foi na taxa de homicídios, que cresceu 132,1%. Ainda de acordo com essas estatísticas, o percentual de homicídios na população branca aumentou em 26,4% entre 2002 e 2011, enquanto na população negra esse índice diminuiu em 30,6%.
D) Com base nos dados da pesquisa os órgãos governamentais podem elaborar políticas públicas de redução da violência contra a juventude, ao mesmo tempo que os movimentos sociais podem se organizar para criar estratégias de enfrentamento dessa situação, de modo que seja possível reduzir as taxas de violência homicida contra a juventude pobre e negra das grandes metrópoles.
E) A pesquisa Homicídios sociais e Juventude no Brasil, publicada em 2008 não foi publicada pelo governo federal.
Anexos:
Soluções para a tarefa
Respondido por
0
Resposta:
quanto mais programa social e mais educacao, mais oportunidada pra negros e pobres, menos preconceito mais diminui a violencia,menas diferenca classe social, e direitos iguais sem drogas.
isadora2307:
Obrigada, mas você sabe me dizer qual das alternativas ?
Perguntas interessantes
Psicologia,
5 meses atrás
Biologia,
5 meses atrás
Física,
7 meses atrás
Geografia,
7 meses atrás
Matemática,
11 meses atrás
Matemática,
11 meses atrás