5-Como se caracteriza a hidrografia da região sudeste
a) Os rios são numerosos, caudalosos, perenes e com elevado potencial hidrelétrico
b)Os rios são com pouco volume de água, perenes e com elevado potencial hidrelétrico
c) Os rios são numerosos, caudalosos, temporários e com baixo potencial hidrelétrico
d) Os rios são numerosos volumosos temporários e com elevado potencial hidrelétrico
Soluções para a tarefa
Resposta:
Oi tudo bem com você a resposta certa é a letra (A)
Explicação:
Hidrografia
A hidrografia da região Sudeste caracteriza-se por ser um grande centro dispersor de águas que se dirigem para outras regiões, abastecendo várias bacias hidrográficas. Chama-se bacia hidrográfica a área drenada por um rio principal e seus afluentes, ou seja, rios que deságuam em outro rio.
A geração de energia é muito grande no Sudeste. A maior parte dos rios da região é de planalto, portanto com grande potencial hidrelétrico. A bacia do Paraná é a mais importante da região Sudeste e destaca-se como a de maior potencial e aproveitamento da região. O Sudeste produz mais da metade da energia elétrica consumida no Brasil.
Destacam-se as usinas hidrelétricas de Furnas, Volta Grande, Marimbondo, no rio Grande, Três Marias (MG), no rio São Francisco, Ilha Solteira e Barra Bonita, no Rio Tietê.
Outros rios importantes são o Ribeira do Iguape, o Jequitinhonha, o Doce e o Paraíba do Sul. São rios que correm na direção leste, desaguando diretamente no oceano Atlântico.
Atualmente, graças à construção de eclusas e de lagos artificiais nas usinas hidrelétricas, os rios Grande, Paranaíba, Tietê e Paraná são parcialmente navegáveis, permitindo o tráfego entre certas regiões de Mato Grosso do Sul, Goiás, Mi nas Gerais, Paraná e São Paulo (hidrovia do Tietê-Paraná).