5. Como ocorreu a decadência do Império Inca?
Soluções para a tarefa
muitos problemas dentro do Império Inca funcionaram ao favor de Pizarro entre 1528 e 1533. O mais importante deles foi a Guerra Civil Inca, ou também conhecida como Guerra dos Dois Irmãos.
Por volta de 1528, o imperador inca no poder, Huayna Capac, e seu herdeiro designado, Ninan Cuyochic, morreram de doença. Era provavelmente a varíola, que rapidamente viajou para a América do Sul após a chegada dos exploradores espanhóis na América Central. Os irmãos Huascar e Atahualpa, dois filhos do imperador Huayna Capac, queriam governar depois da morte do pai.
Inicialmente, Huascar capturou o trono em Cusco, alegando legitimidade. No entanto, Atahualpa tinha uma mente militar afiada e relações estreitas com os generais militares da época, e provou ser a força mais letal. Entre 1529 e 1532 os exércitos dos dois irmãos empreenderam uma guerra, com um ou outro ganhando uma posição mais forte por um tempo. Atahualpa inicialmente conquistou favores dos aliados do norte e construiu uma nova capital para suas forças em Quito. Por volta de 1532, Atahualpa dominou as forças de seu irmão por meio de intrigas e violência impiedosa, assustando muitas populações locais de enfrentar seu poder. Esta guerra civil deixou a população em uma posição precária no momento em que terminou.
Embora a Guerra Civil Inca facilitasse o controle inicial dos exércitos espanhóis, muitos outros fatores contribuíram para o fim do domínio dos Incas e para o desmoronamento das populações como:
-Agitação local nas províncias depois de anos de tributo à elite inca criou aliados imediatos para os espanhóis contra os governantes incas.
-Terrenos exigentes em todo o império dificultaram ainda mais o controle sobre as populações e os bens à medida que o império se expandia.
-As doenças às quais a população nunca havia sido exposta, como a varíola, a difteria, o tifo, o sarampo e a gripe, devastaram grandes faixas da população dentro de cinquenta anos.
-Equipamentos militares espanhóis superiores, incluindo armaduras, cavalos e armas, dominavam a guerra de cerco mais comum no Império Inca.