5. Com relação à escola simbolista, pode-se dizer que:
a) os simbolistas reavivaram o culto da forma, na época
esquecido, para recuperarem o seu lugar junto ao
materialismo;
b) as palavras começaram a adquirir valor de representação
do sentimento e os versos revestiram-se de musicalidade,
de maior sonoridade e de um caráter místico, perdendo a
rigidez métrica;
c) ausência de lirismo amoroso, que cede lugar a uma
concepção mais realista da vida, condicionada pelas
transformações sociais;
d) rígida disciplina de sobriedade e contiguidade nas
imagens, clareza sintático-semântica e repugnância à
expressão de sentido vagamente encantatório.
6. Use V ou F (verdadeira ou falsa):
( ) Cruz e Sousa nada produziu em prosa, embora a prosa,
no Simbolismo, fosse importante.
( ) O Simbolismo manifestou-se, na mesma época, em
diversas cidades brasileiras.
( ) O Simbolismo não aceitava a preocupação formal parna-
siana, tanto que aboliu o soneto e outras formas
tradicionais.
( ) Por fuga da realidade exterior entendemos que o poeta
se alheia do mundo que o cerca, voltando-se somente
para seu mundo interior.
Soluções para a tarefa
Respondido por
5
5. C. ausência de lirismo amoroso, que cede lugar a uma
concepção mais realista da vida, condicionada pelas
transformações sociais
6. Use V ou F (verdadeira ou falsa):
(F) Cruz e Sousa nada produziu em prosa, embora a prosa,
no Simbolismo, fosse importante.
(F) O Simbolismo manifestou-se, na mesma época, em
diversas cidades brasileiras.
(V) O Simbolismo não aceitava a preocupação formal parna-
siana, tanto que aboliu o soneto e outras formas
tradicionais.
(V) Por fuga da realidade exterior entendemos que o poeta
se alheia do mundo que o cerca, voltando-se somente
para seu mundo interior.
concepção mais realista da vida, condicionada pelas
transformações sociais
6. Use V ou F (verdadeira ou falsa):
(F) Cruz e Sousa nada produziu em prosa, embora a prosa,
no Simbolismo, fosse importante.
(F) O Simbolismo manifestou-se, na mesma época, em
diversas cidades brasileiras.
(V) O Simbolismo não aceitava a preocupação formal parna-
siana, tanto que aboliu o soneto e outras formas
tradicionais.
(V) Por fuga da realidade exterior entendemos que o poeta
se alheia do mundo que o cerca, voltando-se somente
para seu mundo interior.
Perguntas interessantes