5 - Às vezes, o sentido de uma palavra (ou de uma expressão) só pode ser bem compreendido se levarmos em conta não só o enunciado, ou a frase em que ocorre, mas todo o contexto em que a palavra ou expressão foi utilizada. a) Na frase “Serafina, você hoje cheira a óleo Castrol”, explique a lógica do pai do menino dirigida à dona Serafina. b) Que palavras ou expressões o pai utiliza em sentido figurado ao exigir que o filho seja submetido pelo médico a um exame geral? c) No trecho “O filho fora confeccionado nesses namoros de unha suja, restos de combustível manchando o lençol. E oleosas confissões de amor”, qual é o sentido do verbo “confeccionar” no conto? Explique.
Soluções para a tarefa
Resposta:
a) A lógica da frase "serafina, você hoje cheira a óleo castrol'' é de que o pai do menino considerava a mãe cheirosa.
> Ele comparou o cheiro dela com o do óleo para carro porque era mecânico. Então, para ele, essa comparação seria um elogio à mulher.
b) O verbo "confeccionar", nesse contexto, tem o sentido de fabricar, produzir.
> A ideia é de que o menino fora concebido ("fabricado") enquanto os pais namoravam dentro do carro na oficina mecânica onde o pai trabalhava, em meio a sujeira de óleo.
Essas questões se referem ao texto "O menino que escrevia versos", de Mia couto.
espero ter ajudado!!
Explicação:
Para a total compreensão de uma palavra ou de uma expressão, é necessário que se entenda o contexto onde ela fora aplicada. Partindo desse ponto, podemos ver que a lógica do pai referindo a Serafina quer dizer que a acha cheirosa.
Da mesma forma, o pai se vale da palavra "confeccionar" para falar sobre produzir algo. No caso, essa produção é a do próprio menino, quando ele descreve a noite em que o garoto fora concebido, na oficina onde ele trabalhava.
Os trechos indicados pertencem a obra "O menino que criava versos", de Mia Couto.
Saiba mais em:
brainly.com.br/tarefa/4461173