5) As primeiras universidades brasileiras surgiram antes da segunda década do século XX, objetivando formar os bacharéis brasileiros naqueles que ainda são considerados cursos de grande prestígio: medicina, direito e engenharia. Duzentos anos depois de seu surgimento, no século XXI, em 2018, os negros ocuparam a maioria (50,3%) das vagas em instituições de ensino superior da rede pública, de acordo com a pesquisa "Desigualdade Social por Cor ou Raça no Brasil", divulgada em fins do ano passado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Entre os fatores possíveis estão as cotas e diversas ações afirmativas. Apesar disso, nos cursos de maior prestígio eles ainda são minoria, correpondendo a 41,8 % nas engenharias e no direito e 28, 9 no curso de medicina. Levando em consideração essas informações e estatísticas, marque a alternativa correta sobre o impacto das relações raciais no Brasil e o ensino superior .
a) As universidades brasileiras ainda são novas em relação as universidades do mundo, a Universidade de Bolonha, por exemplo, que é a mais antiga do mundo começou a funcionar ainda em 1088. Por conta disso, as universidades no Brasil ainda apresentam alguns problemas como aquele citado no texto, os quais serão superados no decorrer do tempo e farão com que a ideia de universalidade seja de fato uma realidade nas instituições de ensino superior no Brasil.
b) O texto apresenta uma realidade lastimável, agravada com as ações afirmativas e as políticas de cotas que intensificaram a desigualdade racial no país. Ao abrir mão do investimento em educação básica e integrar pessoas negras nos espaços de ensino superior, o Estado contribui para a formação de profissionais deficientes, pois permite que negros mal preparados ocupem e tomem vagas de brancos bem preparados, capazes de exercer de fato a atividade laboral em questão.
c) O texto apresenta uma realidade que é reflexo do processo de ingresso no ensino superior brasileiro, isto é, a disputa pela vaga por meio do mérito individual. A suposta desigualdade racial no acesso às universidades não pode ser explicada por meio de questões ligadas ao racismo, mas é somente uma produção decorrida da disputa das vagas disponíveis por indivíduos com diferentes níveis de preparo e empenho nos estudos.
d) O texto apresenta uma realidade lastimável, reflexo de uma sociedade construída em um modelo de organização social racista. As ações afirmativas e as políticas de cotas que atenuaram a desigualdade racial no país no que toca ao ensino superior, porém o problema ainda persiste. As relações raciais no Brasil são e foram imersas em mecanismos de exclusão da população negra e asseguramento de espaços de poder, prestígio e capital para a população branca.
Soluções para a tarefa
Respondido por
2
Resposta:
oooiooiiiiii
Explicação:
letra d :)
Perguntas interessantes
Espanhol,
6 meses atrás
Matemática,
6 meses atrás
Geografia,
6 meses atrás
Português,
7 meses atrás
História,
7 meses atrás
Ed. Moral,
11 meses atrás
Matemática,
11 meses atrás
Filosofia,
11 meses atrás