5- as cantigas medievais foram reunidas em 3 volumes de compilações manuscritas chamadas de cancioneiros cujos nomes são ?
Soluções para a tarefa
Resposta:
Cancioneiro da Ajuda, Cancioneiro da Biblioteca Nacional, Cancioneiro da Vaticana.
Explicação:
Cancioneiro é qualquer livro impresso ou manuscrito que contenha uma coletânea de canções, e por extensão, o registro sonoro destas canções. Dependendo da época em que a música foi composta, os cancioneiros podem ser divididos entre medievais, renascentistas e contemporâneos.
Cancioneiros medievais
Só a partir do final do século XIII, as cantigas foram copiadas e colecionadas em manuscritos chamados "cancioneiros". Os cancioneiros da época são coletâneas de lirismo trovadoresco galaico-português (cantigas de amigo, cantigas de amor, cantigas de escárnio e de maldizer).
Três desses livros chegaram até os dias atuais:
Cancioneiro da Vaticana
Foi copiado na Itália, no final do século XV, ou, início do século XVI, encontrando-se depositado na Biblioteca do Vaticano, onde deriva o nome pelo qual é conhecido. Entre as suas 1205 cantigas, há composições de todos os gêneros.
Cancioneiro Colocci-Brancuti
Outrora chamado Cancioneiro da Biblioteca Nacional de Lisboa, foi copiado na Itália (de onde deriva o nome) no final do século XV, ou, início do século XVI, tendo sido adquirido em 1924 pelo Estado Português e depositado na Biblioteca Nacional de Lisboa. Entre as suas 1664 cantigas, há composições de todos os gêneros.
Cancioneiro da Ajuda
Composto nos fins do século XIII, durante o reinado de Afonso III. Encontra-se na Biblioteca Nacional da Ajuda, em Lisboa. Das suas 310 cantigas, quase todas são de amor.