Ed. Moral, perguntado por vendaswilliamfritzen, 1 ano atrás

5. Após a leitura do capítulo oito do livro texto, analise os enunciados abaixo e depois responda o que é proposto.

I. No período histórico em que Lutero nasceu e cresceu, conhecido como a Idade Média, ensinava-se ao povo que era através das indulgências que os fiéis recebiam remissão de penas impostas pela Igreja.

II. Após seus estudos teológicos, Lutero abandona esta visão e passa a afirmar que o cristão verdadeiramente arrependido recebe de Deus perdão para seus erros, mesmo sem a compra de uma carta de indulgência.

III. Por esta razão, no dia 31 de outubro de 1517, Lutero publica 95 teses que procuram demonstrar que todo cristão que cumpre integralmente a lei de Deus, de modo mais específico os Dez Mandamentos, estará livre do purgatório e receberá de Deus, por mérito e esforço pessoal, o completo perdão dos seus pecados.

IV. Apesar de não conhecer o efeito que suas teses provocariam na História da Igreja Cristã, Lutero estava convencido de que suas afirmações tinham sustentação na Bíblia Sagrada. Seu interesse original nunca foi o de criar uma nova igreja, apenas sinalizar os desvios e erros da mesma, propondo uma volta aos ensinos bíblicos originais.

É correto apenas o que se afirma em:

1 - I e II.
2 - III e IV.
3 - I, II e IV.
4 - II, III e IV.
5 - I e III.

Soluções para a tarefa

Respondido por EduardoPLopes
12

I é falsa. Lutero nasceu em 1483, e a Idade Média acabou em 1453, quando os turcos otomanos tomaram Constantinopla.

II é verdadeira. Critica, então, a prática mais comum da Igreja Católica de então, de modo que abandona esta mesma Igreja - era então parte do Clero - e se torna figura central de uma nova.

III é verdadeira, tendo sido Lutero um grande estudioso e conhecedor da Bíblia - ele mesmo a traduziu para o alemão.

IV é verdadeira. Lutero pretendia não fundar um movimento político - o que acabou fazendo -, mas sim reformar a religião de acordo com aquilo que considerava adequado.

É correta a alternativa 4.

Perguntas interessantes