Ed. Física, perguntado por niely161, 1 ano atrás

5) Analise as assertivas a seguir para resolução da questão com relação a realização de exercício físico e suas respostas agudas e crônicas no sistema cardiovascular.

I. Respostas agudas podem ser entendidas como as alterações que acontecem imediatamente em resposta ao exercício, já as respostas crônicas devem ser entendidas como as alterações que acontecem em médio/longo prazo que podemos chamar de adaptações.

II.O Duplo Produto ou Produto Frequência-Pressão, é um exemplo importante de resposta aguda ao exercício físico, e consiste em uma estimativa do consumo de oxigênio pelo miocárdio através da multiplicação da frequência cardíaca pela pressão arterial sistólica.

III.As modificações na frequência cardíaca e na pressão arterial contribuem igualmente para as mudanças no Duplo Produto.

Assinale a alternativa correta. Alternativas:
a) Somente as assertivas I e II estão corretas e ambas se justificam.
b) Somente as assertivas I e III estão corretas, mas ambas não se justificam. c) As I, II e III estão corretas, mas a assertiva III não justifica a assertiva II.
d) As I, II e III estão corretas, e a assertiva III justifica a assertiva II.
e) Somente as assertivas II e III estão corretas, e a assertiva II justifica a assertiva III.

Soluções para a tarefa

Respondido por luangameplrayspd90tc
12

Todos os exercícios físicos, qualquer que seja sua forma de realização, possuem suas raízes, de forma hipotética ou verdadeira nas mais primitivas civilizações. Pode - se afirmar que todos os tipos de exercícios físicos são provenientes de quatro grandes causas humanas: luta pela existência, ritos e cultos, preparação guerreira e jogos e práticas atléticas.

Em cada sociedade, povo ou país a Educação Física apresentava focos diferentes de interesse e utilização. Na China a Educação Física era praticada em caráter de guerra, além da finalidade terapêutica e higiênica.

Na Índia, a Educação Física era vista como uma doutrina a ser seguida, de foco fisiológico e com indispensáveis necessidades militares. Foi onde teve origem a Yoga e exercícios ginásticos aprofundados da medicina com técnicas de respiração e massoterapia. Buda atribuía aos exercícios o caminho da energia física, pureza dos sentimentos, bondade e conhecimento das ciências para a suprema felicidade do Nirvana, (no budismo, estado de ausência total de sofrimento).

No Japão, a Educação Física possuía fundamentos médicos, higiênicos, filosóficos, morais, religiosos e guerreiros. Os samurais são um exemplo de guerreiros feudais originados da pratica da Educação Física no Japão. Já no Egito, os exercícios Gímnicos formaram a ginástica egípcia dotada de equilíbrio, força, flexibilidade e resistência. A existência da ginástica egípcia foi revelada em pinturas nas paredes de tumbas.

Mas foi na Grécia que encontramos a civilização antiga que mais contribuiu para a Educação Física. Novamente é visível a ligação que a sociedade e sua cultura têm com a história da Educação Física. Foi na Grécia que surgiram os grandes pensadores, que contribuíram com vários conceitos, até hoje aceitos pela Educação Física e pela pedagogia. Grandes artistas, pensadores e filósofos como Mirón, Sócrates, Hipócrates, Platão e Aristóteles criaram conceitos como o de equilíbrio entre corpo e espírito ou mente, citados por Platão. Também nasceram na Grécia os termos halteres, atleta, ginástica, pentatlo, entre outros.

Após a tomada militar da Grécia, Roma absorveu a cultura desta civilização, porém a Educação Física se caracterizou pelo espírito prático e utilitário, tendo assim uma visão voltada para a preparação dos soldados e da população para a guerra. Foi no período romano que surgiu a famosa frase “Mens sana in Corpore Sano”.

A Idade Média foi marcada pelo impacto do Cristianismo, repleta de ascentismo. Mesmo com isso, estudantes continuavam a seguir as teorias de Aristóteles, enriquecendo o patrimônio dos conhecimentos. Nesta época floresceu a arte gótica, surgiram as primeiras universidades, e com elas personalidades geniais como Santo Tomás de Aquino. Considerada como “a Idade das Trevas”, o culto ao corpo era considerado pecado e com isso, houve uma grande decadência da Educação Física. Os exercícios Físicos ficaram retidos em torneios muito sangrentos.


magnosk81: AV2: 1B, 2C, 3E, 4C e 5D
maryalexandre13: Av2= 1b, 2a, 3e, 4c, 5c.
Perguntas interessantes