História, perguntado por Ruansinho5817, 3 meses atrás

5) Analise a charge a seguir: meio X meia. JPG (492×282) (Disponível em: https://bityli. Com/fwJdy. Acesso em: 12 ago. 2021. ) Sobre a aplicação de "meio" e "meia" na charge, considere as assertivas abaixo: I) O emprego de "meio" está incorreto, pois deveria ser "meia", para concordar no gênero feminino. II) Em "meio", o sentido que emerge é o de "um pouco", uma intensidade. III) Em "meia", o sentido que emerge é o de "metade", uma quantidade. É correto o que se afirma em: Selecione uma alternativa: a) I, apenas. B) II, apenas. C) I e II, apenas. D) II e III, apenas. E) I, II e III

Soluções para a tarefa

Respondido por OlliAna
8

Sobre o uso de "meio" e "meia" na charge, a resposta é a contida na letra alternativa D (II e III apenas).

Diferença de meio e meia

É muito comum termos dúvidas sobre quando usar "meio" ou "meia" em nosso cotidiano. Isso se deve ao fato de que em nossa língua esse termo ser atribuído a duas diferentes formas de uso. São duas as classificações possíveis para "meio" e por isso seus usos também são diferentes.

Veja abaixo as classificações e observe os exemplos:

  • Numeral fracionário - é o mesmo que metade. Como: meia-noite, meia hora, meia folha, meio copo. Como numeral, podemos ter as variantes "meio" e "meia".
  • Advérbio de intensidade - é acompanhado por um adjetivo. Não flexiona, ou seja, sua forma será sempre "meio". Exemplos: meio cansado, meio distraída, meio maluca, meio triste.

Aprenda mais sobre o uso de "meio" e "meia" aqui: https://brainly.com.br/tarefa/23897369

#SPJ4

Anexos:
Respondido por marcleisilva
3

Resposta:

D) II e III, apenas.

Explicação:

I. FALSO - Está CORRETO o uso desses termos na charge. Na primeira ocorrência, foi usado "meio" (masculino) porque é um advérbio de modo, por isso é invariável. Não deve concordar com o referente, a mulher que fala.

II. VERDADEIRO - "Meio" tem sentido de "um pouco, mais ou menos, parcialmente". É um advérbio de modo ou de intensidade, por isso deve ficar invariável, ou seja, no masculino. Não estabelece concordância em gênero com o ser referido.

III. VERDADEIRO - "Meia" tem sentido de "metade". É classificado como numeral, por isso apresenta variação em gênero, sendo flexionado no feminino para concordar com o substantivo referido: "meia xícara".

Perguntas interessantes