5) Além de definir o ser humano como zoon logikon, animal racional, Aristóteles também o definiu como animal político, zoon politikon. Ele chega a afirmar que quem não necessita participar na vida política ou é uma besta (por sua difícil convivência) ou um deus (por sua autossuficiência). De acordo com o texto acima, considere: I. Na Grécia antiga os interesses privados se sobrepunham aos interesses coletivos. II. Para os gregos só haviam duas alternativas: ser politikon (participativo), ou ser idiotés (alienado). III. Os gregos consideravam que a coletividade tinha preponderância sobre a individualidade. IV. A política era entendida como a arte de bem conviver coletivamente. Estão corretas apenas as alternativas: Alternativas: a) I e II. b) I, II e III. c) II, III e IV. d) I, II e IV. e) I, III e IV.
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I é falsa, pois, ao menos nas Cidades-Estado que adotavam o modelo da democracia, os interesses coletivos (o bem comum) se sobrepunha aos interesses individuais de cada cidadão.
II é verdadeira, pois, para os gregos, abrir mão do próprio direito de participação política era afastar-se, alienar-se, da sociedade.
III é verdadeira, pois, ao menos no que dizia respeito à política (o que ocorria fora das casas) o bem comum eram mais importante que os interesses privados.
IV é verdadeira, pois a boa convivência é um dos fundamentos e um dos objetivos principais da política, principalmente para Aristóteles.
É correta a alternativa C.
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