5 Agora leia este outro trecho do texto: "Pouco a pouco os meninos vão retornando para suas salas, pelas mesmas portas por onde saíram. O padre ficou sozinho no pátio. Caminhou até a bola e colocou-a outra vez debaixo do braço, sempre com um ar sério e compenetrado. Eu já estava a pensar que ele era desses que deixaram de ser meninos para sempre, quando ele me surpreende." a) Que julgamento o narrador faz do padre nesse trecho? b) Que palavras e expressões são usadas ao longo do texto para caracterizar o padre e que justificam esse julgamento do narrador? c) Por que o padre surpreendeu o narrador?
Soluções para a tarefa
A crônica "Gol de padre", de Stanislaw Ponte Preta, narra uma partida de futebol, comandada por um padre em uma escola.
a) O julgamento que o narrador faz do padre no trecho é de que o padre perdeu os gostos da infância e não se importava mais com brincadeiras.
b) As palavras e expressões que são usadas ao longo do texto para caracterizar o padre, e que justificam o julgamento do narrador, são: "fama de zangado", "autoritário", "impassível", "cara amarrada".
c) O padre surpreendeu o narrador porque ao final do jogo, quando os alunos saíram da quadra, o padre, sozinho, fez várias jogadas com a bola, brincando de futebol.
Crônicas
As crônicas são um gênero narrativo curto, com a finalidade de retratar fatos cotidianos e corriqueiros. Costumam ser vinculadas em jornais e revistas. Seus temas trazem reflexões e críticas sobre assuntos da sociedade.
Saiba mais sobre o assunto: https://brainly.com.br/tarefa/40794377
#SPJ9