5) (Adaptado/ UNICENTRO 2019) Do ponto de vista das reflexões filosóficas contemporâneas sobre o que foi a chamada Idade Média, é correto afirmar:
a) Constituiu-se num período em que o saber não evoluiu, representando uma “longa noite de mil anos”.
b) Foi um período que ficou na média por ter preservado o saber greco-romano da destruição causada pela Santa Inquisição.
c) Foi um período em que Santo Tomás de Aquino liderou a Filosofia Patrística e Santo Agostinho liderou a Escolástica.
d) Foi um período em que o saber filosófico esteve atrelado ao saber religioso, tendo a filosofia como “serva” da teologia, ou seja, um saber voltado a fundamentar racionalmente os dogmas da fé.
e) Foi uma importante era da história da humanidade em que René Descartes e Galileu Galilei lançaram as bases da ciência moderna, em contraposição ao teocentrismo do pensamento grego.
Soluções para a tarefa
A é falsa, houve uma série de desenvolvimentos importantes (na agricultura, na economia e na política) durante o período.
B é falsa, frequentemente o saber greco-romano, considerado pagão, foi atacado pela Santa Inquisição,
C é falsa, Agostinho definiu a política e Tomás a Escolástica.
D é verdadeira, de modo que Filosofia e Teologia se confundiam, com o estabelecimento de uma série de critérios de autoridade para o saber filosófico.
E é falsa, esta é uma descrição da Modernidade - e o pensamento grego não era teocêntrico.
Resposta:
Foi um período em que o saber filosófico esteve atrelado ao saber religioso, tendo a filosofia como "serva" da teologia , ou seja, um saber voltado a fundamentar racionalmente os dogmas da fé.
Explicação:
O poder da IGREJA era muito forte, um período de ideias retrógrados, dogmas, explicações que não foram explicadas, dai existem as verdades racionais, filosofia e verdades reveladas, trazidas por Deus que não seriam questionadas.