5. A representação literária do tema da escravidão teve um intérprete de destaque no Brasil: o poeta Castro Alves (1847-1871). Em muitos poemas, ele denunciou o sofri- mento dos negros e o absurdo de sua condição. Leia. 5ª Senhor Deus dos desgraçados! Dizei-me vós, Senhor Deus! Se é loucura... se é verdade Tanto horror perante os céus... Ỏ mar! por que não apagas Co'a esponja de tuas vagas De teu manto este borrão?... Astros! noite! tempestades! Rolai das imensidades! Varrei os mares, tufão!... [...] São os filhos do deserto Onde a terra esposa a luz. Onde voa em campo aberto A tribo dos homens nus... São os guerreiros ousados, Que com os tigres mosqueados Combatem na solidão... Homens simples, fortes, bravos... Hoje míseros escravos Sem ar, sem luz, sem razão... [...] Ontem a Serra Leoa, A guerra, a caça ao leão, O sono dormido à toa Sob as tendas d'amplidão... Hoje... o porão negro, fundo, Infecto, apertado, imundo, Tendo a peste por jaguar... E o sono sempre cortado Pelo arranco de um finado, E o baque de um corpo ao mar... ALVES, Castro. Os escravos. In: Obra completa. Organização de Eugênio Gomes. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 1986. p. 281-282. (Fragmento). Vagas: ondas do mar. Mosqueados: manchados. Serra Leoa: país localizado no oeste da África.
a) O eu lírico estabelece uma interlocução logo nos pri- meiros versos do poema. A quem ele se dirige?
b) Qual é o adjetivo que particulariza esse interlocutor?
c) Como essa particularização pode ser interpretada no contexto do poema?
Soluções para a tarefa
Sobre os poemas de Castro Alves:
a) O eu-lírico se refere a Deus logo nos primeiros versos do poema.
b) O adjetivo que ele usa para estabelecer essa interlocução é "Senhor Deus dos desgraçados".
c) Essa particularização pode ser interpretada no contexto do poema como uma forma de pedir ajuda aos céus -- ou qualquer outro ser -- que acabasse com o sofrimento dos negros durante a escravidão.
Quem foi Castro Alves?
Batizado Antônio Frederico de Castro Alves, tornou se um grande poeta brasileiro, com muita influência na literatura brasileira. Seus poemas retratando o sofrimento dos escravos ficaram muito famosos.
O mais conhecido deles foi o famoso Navio Negreiro, que conta a triste história de escravos, retirados de suas terras e forçados a trabalharem até a morte durante a colonização.
Ele foi um importante romancista da 3ª geração, conhecido como o poeta dos escravos. Suas obras eram consideradas bastante apelativas e defendiam a abolição da escravatura.
Entenda mais sobre Castro Alves em: https://brainly.com.br/tarefa/3785792
#SPJ1