5- A pesca no Brasil e no mundo é classificada em quatro tipos. Cite quais são os
tipos de pesca e explique como acontece cada processo.
Soluções para a tarefa
Explicação:
Pesca de Praia (Surf Fishing)
Praticadas em geral com varas compridas (entre 2,5 e 5 m) e linha fina, para que a isca seja menos arrastada pela ação das ondas e atinja uma maior distância. Pode ser realizada em praias de tombo (fundas desde o início), ou em praias rasas, com perfil mais suave, em que a profundidade aumenta lentamente. Nesse caso os arremessos devem ser longos ou visar canais (locais mais profundos nas arrebentação), que são denunciados pela ausência de espuma. Às vezes é preciso entrar na água. Alguns veteranos dessa modalidade se tornam verdadeiros inventores de técnicas e equipamentos. Os fios para amarrar iscas (elastricô) e o carrinho de praia são exemplos disso. Uma variante desse estilo é a pescaria em que se entra no mar até a altura da cintura, ou do peito, usando vara de bambu ou telescópica, numa pesca que poderíamos chamar de recreativa.
Pesca de Barranco (Fishing on Steep Margins)
Nesse estilo se encontram alguns dos mais tarimbados pescadores, amigos de longa data do rio ou represa de sua cidade. O apego deles pro se “ranchão” favorito demonstra a importância que tem a escolha do lugar ideal.
Os equipamentos indicados são diversos: varas com molinete ou carretilha, caniço simples de bambu, linha de mão. Um artifício que pode melhorar o rendimento da pescaria é a ceva mensal ou semanal. Deixa-se algum tipo de alimento (milho seco ou verde, mandioca, massa ou ração) para acostumar os peixes a comer no mesmo local. Talvez esse tipo de pescador tenha sido o mais prejudicado pela poluição e devastação, o que torna cada vez mais distantes os bons pratos de pesca.
Oceânica (Ocean)
Modalidade em que costumam ser usados barcos com motores potentes e equipamentos caros. Nela são enfrentados alguns dos maiores desafios da pesca esportiva, como os Atuns e os peixes de bico (animais que podem chegar a mais de 600 kg). Realizada nas chamadas correntes do mar azul, de águas quentes e transparentes, ricas em pequenos peixes.
Aqui é fundamental a presença de alguém que tenha conhecimento em marinharia. A captura de um peixe exige um bom trabalho em equipe. A pesca é feita com o barco em movimento (corrico), o que é mais comum. Os peixes de bico podem ser pescados com equipamentos de fly e na pesca com iscas artificiais.
Rodada (Dead Drift)
Estilo em que se vai “atrás” do peixe. Deixa-se o barco descer o rio ao sabor da correnteza, enquanto a isca é arrastada junto ao fundo.
Conhecido da maioria dos frequentadores do Pantanal e pescadores de Robalo, a rodada é apontada como pescaria de silêncio e tranquilidade. Originalmente usavam-se varas de bambu com linha grossa. Hoje também é praticada com carretilha ou molinete.
Uma variante desta modalidade é a batida,que usa varas de bambu preferencialmente: o barco desce próximo à margem, amparado pelos remos, ou com motor elétrico, e o pescador vai batendo a isca na água, como se fosse uma frutinha caindo, para atrair o peixe.