Português, perguntado por patriciarocha2004, 10 meses atrás

5) A ideia de que a Língua seja uma entidade unificada, estática, estável e homogênea é um entendimento limitante e equivocado, o qual, se assumido como verdade, traria em seu bojo pelo menos duas consequências negativas: o apagamento da pluralidade intrínseca da Língua e a negação de seu dinamismo natural. Além do mais, subliminarmente, projetaria uma imagem de clara superioridade dos detentores do correto manejo do padrão culto em relação àqueles que não o possuem. Acerca do breve texto ora apresentado, avalie com atenção as asserções que seguem e a relação proposta entre elas. I. Os indivíduos que articulam com eficiência a norma culta da Língua são claramente superiores em relação àqueles que não a dominam. PORQUE II. A Língua é um organismo vivo, dinâmico e plural, sujeita a constantes transformações. A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta. Selecione uma alternativa: a) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I. b) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I. c) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira. d) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa. e) As asserções I e II são proposições falsas.

Soluções para a tarefa

Respondido por silcferreira
24

Resposta:

Aap1 - Prática e Produção de Textos

Explicação:

1) b)  II e IV, apenas.

II. As escolhas verbais dos falantes, ou seja, as variações linguísticas não são irregularidades, mas sim, fenômenos que fazem parte da dinâmica natural da Língua e contribuem para a construção da identidade dos falantes, bem como do seu grupo social.

IV. Admitir que ocasionais distinções linguísticas são um mal a ser erradicado favorece a construção do preconceito linguístico, o qual amplia-se facilmente para um preconceito social de maiores proporções e consequências.

2) d)  Apenas as afirmativas I, III e IV estão corretas.

I. O preconceito linguístico faz com que muitos indivíduos sejam estigmatizados socialmente por não se expressarem de acordo com a norma padrão da Língua.

III. No Brasil, as condições de aprendizagem e a qualidade do ensino, muito diferentes de região para região, interferem no tratamento que os falantes dão à Língua.

IV. O preconceito linguístico ocorre pelo fato de a Língua ser entendida por muitos como um sistema homogêneo, impermeável a mudanças.

3) e)  os elementos extralinguísticos.

4) d)  II, III e IV.

II. Código é a linguagem estabelecida na comunicação entre locutores.

III. Canal é o meio pelo qual a Mensagem é transmitida.

IV. Remetente é a entidade transmissora da Mensagem.  

5) c)  A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

I. Os indivíduos que articulam com eficiência a norma culta da Língua são claramente superiores em relação àqueles que não a dominam.

PORQUE

II. A Língua é um organismo vivo, dinâmico e plural, sujeita a constantes transformações.

Respondido por martinkoliveira
4

Sobre a língua, podemos afirmar o que está posto na letra C) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

Análise das afirmações sobre a língua:

  • I - A primeira afirmativa está ERRADA, porque as pessoas que utilizam a linguagem padrão (ou norma culta) não podem ser tidas como superiores àqueles indivíduos que não fazem uso dessa forma da língua, uma vez que não há superioridade ou inferioridade nesse sentido.

  • II - A segunda afirmativa está CORRETA, dado que a língua se caracteriza como um organismo vivo, dinâmico e cultural, que pode ser modificado e alterado por diversos motivos e situações. Ou seja, não é uma estrutura rígida e fixa.

Veja mais sobre a língua:

https://brainly.com.br/tarefa/3215457

#SPJ2

Anexos:
Perguntas interessantes