5. A frase de Luís, “L’Etat c’est moi” (o estado sou eu), como definição da natureza do absolutismo monárquico, significava:
a) A unidade do poder estatal, civil e religioso, com a criação de uma igreja Francesa (nacional).
b) A superioridade do príncipe em relação a todas as classes sociais, reduzindo a um lugar humilde a burguesia enriquecida.
c) A submissão da nobreza feudal pela eliminação de todos os seus privilégios fiscais.
d) A centralização do poder real e absoluto do monarca na sua pessoa, sem quaisquer limites institucionais reconhecidos.
e) O desejo régio de garantir ao Estado um papel de juiz imparcial no conflito entre a aristocracia e campesinato.
Soluções para a tarefa
Resposta:
D
Explicação:
Letra D
. A frase simbólica do monarca francês Luís XIV mostrou a forte centralização do poder político nas mãos dos reis absolutistas. Luís era chamado de “Rei Sol”, que também era um exemplo simbólico do poder real nesse período da história europeia durante os séculos XVI e XVII. Diante disso, é importante saber que durante o período absolutista a nobreza feudal não perdeu todos os seus privilégios fiscais perante as monarquias, pois só houve uma redução de seu poder político; e o Estado não democratizou as relações políticas ao ponto de garantir igualdade jurídica para todos. A burguesia, por outro lado, ganhou importância nas relações econômicas com a formação dos Estados Nacionais Modernos e foi peça fundamental no avanço do poder real.