5. A democracia ateniense antiga (dos séculos V e IV a. C.) possui algumas características que a torna diferente das democracias modernas, ainda que estas se inspirem nela para se constituírem. São características da democracia ateniense, referentes ao período acima relacionado, as seguintes assertivas: Coloque (V) para verdadeiro ou (F) para falso: * ( )Na democracia ateniense, nem todos são cidadãos. Mulheres, criança, escravos e estrangeiros são excluídos da cidadania. ( )É uma democracia representativa, como as modernas. Um cidadão? Mais sábio? É escolhido para representar o povo, garantindo, portanto, o poder de um sobre os outros. ( )É uma democracia direta ou participativa, e não uma democracia representativa, como as modernas. Na democracia ateniense, os cidadãos participam diretamente das discussões e da tomada de decisões, pelo voto. ( )A democracia ateniense não exclui da política a ideia de competência ou de tecnocracia: em política uns são mais sábios e competentes que outros (os cidadãos comuns), aqueles devendo exercer o poder sobres estes.Assinale a alternativa correta.
Soluções para a tarefa
A Grécia Antiga é considerada o berço da democracia ocidental, pois, foi lá que surgiu esse sistema de governo. Entretanto, a democracia ateniense e a democracia moderna do ocidente possuem grandes diferenças.
A Democracia Ateniense
A democracia de Atenas é considerada direta e excluente, pois:
- Democracia direta: todos os cidadãos participavam diretamente das decisões políticas. Sendo assim, se reuniam na ágora e deliberavam diretamente sobre os problemas;
- Excluente: embora fosse uma forma de governo que dá aos cidadãos o poder, ela excluía parte da população da política. Cidadão ateniense que poderia participar da política eram os homens, maiores de 21 anos e filhos de pai e mãe ateniense. Deste modo, mulheres, estrangeiros e escravos não possuíam esse direito.
Democracia Moderna
A democracia moderna é marcada pela representatividade, isso é, o povo vota e escolhe um representante que irá governar em seu lugar. Logo, a população não participa diretamente das decisões tomadas e dos assuntos discutidos, pois isso é dever daquele que foi eleito.
Conclusão
Conforme o que foi exposto, é possível analisar as afirmativas que estão presentes no enunciado:
- (V) Na democracia ateniense, nem todos são cidadãos. Mulheres, criança, escravos e estrangeiros são excluídos da cidadania.
- (F) É uma democracia representativa, como as modernas. Um cidadão? Mais sábio? É escolhido para representar o povo, garantindo, portanto, o poder de um sobre os outros.
- (V) É uma democracia direta ou participativa, e não uma democracia representativa, como as modernas. Na democracia ateniense, os cidadãos participam diretamente das discussões e da tomada de decisões, pelo voto.
- (F) A democracia ateniense não exclui da política a ideia de competência ou de tecnocracia: em política uns são mais sábios e competentes que outros (os cidadãos comuns), aqueles devendo exercer o poder sobres estes
Sendo assim, as alternativas I e III estão corretas.
Aprofunde seu conhecimento:
Democracia: https://brainly.com.br/tarefa/28177482
Crise da Democracia Representativa: brainly.com.br/tarefa/18716068
Resposta:
1 e 3 estão corretas, pra mim não está verdadeiro ou falso. As corretas são: Na democracia ateniense, nem todos são cidadãos. Mulheres, criança... A outra é: É uma democracia direta ou participativa, e não uma democracia representativa....
Explicação:
Espero ter ajudado