5) (0,90 ponto) "As políticas públicas de crédito, como o seguro agrícola, podem trazer importantes contribuições para o desenvolvimento rural, promovendo estabilidade econômica dos agricultores, alavancagem do crédito, emprego no campo, indução do uso de tecnologia e estímulo à produção agrícola".
(Fonte: GRISA, C.; SCHNEIDER, S. Políticas públicas de desenvolvimento rural no Brasil. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2015, 624 p.)
Para a formulação de políticas públicas, é essencial compreender o estudo do desenvolvimento rural e diferenciá-lo dos conceitos de desenvolvimento agrário e desenvolvimento agropecuário.
Sendo assim, diferencie cada um desses três conceitos.
Soluções para a tarefa
Resposta:
O estudo do desenvolvimento rural se refere à análise das políticas públicas para o mundo rural não apenas com relação aos seus impactos, mas igualmente quanto às suas racionalidade e estratégia operacional; já o desenvolvimento agropecuário se refere às condições da produção agrícola, suas características e tecnologias, identificando suas tendências em um dado período de tempo, como, por exemplo, área plantada, produtividade, formatos tecnológicos e eficiência produtiva. O desenvolvimento agrário, por sua vez, refere-se a um campo mais amplo, que estuda a distribuição da propriedade das terras e as mudanças sociais e econômicas no campo, nas instituições, nas políticas públicas, nas relações de trabalho e nos conflitos sociais.
Espero ter ajudado!
Explicação: