4Com a chegada da família real o país virou o centro do império português. Ele passou a não ser uma simples colônia. Os impostos ficavam no Brasil não eram enviados à Portugal. Do ponto de vista cultural, o Brasil também saiu ganhando com algumas medidas tomadas por D. João. O rei trouxe a Missão Francesa para o Brasil, estimulando o desenvolvimento das artes e das ciências em nosso país. Assinale a alternativa que NÃO faz parte das medidas adotadas por D. João VI.Leitura Avançada
(10 Pontos)
a)A primeira grande medida tomada por D. João VI, assim que chegou ao Brasil, foi promover a abertura dos portos brasileiros para as “nações amigas”
b)Com a abertura dos portos, Portugal colocava fim ao exclusivo colonial e dava permissão aos comerciantes e grandes proprietários brasileiros para comercializar seus produtos diretamente com os ingleses.
c)Além disso, o rei autorizou a construção de faculdades de medicina e de museus e bibliotecas na cidade do Rio de Janeiro. Essas medidas possibilitaram um grande desenvolvimento intelectual na colônia.
d)Durante a permanência da corte joanina no Brasil (1808-1821) o Rio de Janeiro passou por uma série de transformações culturais dentre as quais podemos citar: - A criação do Jardim Botânico; - A escola de medicina do Rio de Janeiro; - O Teatro Real; - A Imprensa Real; - A Academia Real de Belas Artes, - A Biblioteca Real.
e)Em 1808, após chegar ao Brasil fugindo da invasão francesa, o regente D. João VI decidiu declarar a libertação dos escravos.
Soluções para a tarefa
Respondido por
4
Resposta:
Alternativa E)
A escravidão só foi abolida em 1888, no segundo reinado.
Perguntas interessantes