4ª parte Ser brasileiro na década de 1930
Todo bom brasileiro deve(...) emprestar o máximo dos seus esforços, direta ou indiretamente, no lar ou no trabalho, cooperando com o Estado para o constante engrandecimento nacional, cujo progresso, em todos os sentidos, está na razão direta do valor que representam os indivíduos que a integram.
(...) Ser brasileiro – são as palavras do Chefe do Estado Nacional – não é somente respeitar as leis do Brasil e acatar as suas autoridades. Ser brasileiro é amar o Brasil. E possuir o sentimento que permite dizer: “O Brasil nos deu o pão; nós lhe daremos o nosso sangue”. E cultivar o sentimento de brasilidade, pela dedicação, pelo afeto, pelo desejo de concorrer para a realização da grande obra, na qual somos todos chamados a colaborar, porque só assim poderemos contribuir na marcha ascensional da prosperidade e da grandeza da Pátria
QUESTÂO 08
Qual a ideia principal contida no texto acima?
Soluções para a tarefa
Respondido por
1
Resposta:
A ideia princial do texto é de que o brasileiro na década de 1930 tinha o dever de retribuir tudo o que o Brasil teria feito por ele. O sentimento de "dívida" para/com a nação deveria estar presente no dia a dia, assim como o patriotismo era essencial na formação da sociedade.
Perguntas interessantes
Administração,
8 meses atrás
Inglês,
8 meses atrás
Matemática,
8 meses atrás
Geografia,
11 meses atrás
Matemática,
11 meses atrás
Administração,
1 ano atrás