49Nos Jogos Olímpicos de 1980, disputados em Moscou, os Estados Unidos lideraram um boicote que levou diversos países a cancelarem sua participação. Em 1984, foi a vez dos soviéticos liderarem um boicote aos jogos disputados em Los Angeles. A esse respeito, é correto afirmar:A Apesar da implementação da Glasnost e da Perestroika por Gorbatchev, as tensões decorrentes da bipolarizaçào ainda se mantinham acirradas e explicam esses boicotes sucessivos.B O boicote dos Estados Unidos teve como principal argumento a invasão do Afeganistão pelas tropas soviéticas em 1979 e levou o governo americano a apoiar os rebeldes muçulmanos.C O boicote da União Soviética aos jogos de Los Angeles teve como principal argumento a invasão do Iraque pelas forças militares estadunidenses.D Os boicotes levaram ao maior estremecimento político entre Estados Unidos e União Soviética e quase precipitaram o conflito armado conhecido como a "crise dos mísseis"’.E Os países de terceiro mundo, liderados pela índia. China e Brasil, lançaram um duro manifesto contra União Soviética e Estados Unidos e também se negaram a participar dos Jogos de Moscou e Los Angeles.
Anexos:
Soluções para a tarefa
Respondido por
1
O boicote aos Jogos Olímpicos de Moscou foi mais uma das táticas usadas pelos Estadunidenses na Guerra Fria, de modo que usaram o evento como forma de envergonhar mundialmente os seus grandes adversários estratégicos, os soviéticos, que haviam dado início à Guerra do Afeganistão em 1979.
Os soviéticos tomaram esta decisão pois necessitavam expandir as suas reservas de petróleo, pois o mundo passava por uma crise, assim como expandir a influência do Socialismo Soviético. Os americanos, buscando impedir o avanço dos seus adversários, armaram os rebeldes da Al Qaeda, liderados por Bin Laden, sendo responsáveis pelo fracasso das tentativas soviéticas na região.
É correta a alternativa B.
Perguntas interessantes
História,
9 meses atrás
História,
9 meses atrás
Administração,
9 meses atrás
História,
1 ano atrás
Inglês,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás
Geografia,
1 ano atrás