História, perguntado por biebeerbia3090, 10 meses atrás

49Em fevereiro do ano seguinte [1946], Perón foi eleito presidente, com mais de 52% dos votos, e assumiu no dia 4 de junho. Começava assim um ciclo de dez anos nos quais se sucederiam as duas primeiras presidências do já general Perón (1946-1952 e 1952-1955), marcado pelas três bandeiras do peronismo - justiça social, soberania política e independência econômica -mas também por alguns traços que irritaram a oposição, como a concentração de poder, a exaltação de sua figura e da de Eva e a perseguição de opositores.SADER, E. e JINKINGS, I. eoutros (coord.) Latmoamerica. Enciclopédia contemporânea da América Latina e do Caribe. Rio de Janeiro/São Paulo, LPP-UERJ/Roitempo Editorial, 2006,p.940.A respeito do peronismo, é correto afirmar:A Constituiu-se como um movimento de esquerda que defendia o estabelecimento de uma república socialista na Argentina inspirado no exemplo da União Soviética.B Foi uma forma de populismo que estabeleceu intensa relação com o movimento sindical argentino, caracterizando-se também pelo personalismo centrado nas figuras de Perón e de Evita.C Tratou-se de uma corrente político-econômica liberal que intensificou a integração da economia argentina ao mercado mundial e estabeleceu o alinhamento geopolrtico com os Estados Unidos.D Consagrou a interferência militar na esfera política com o estabelecimento de regimes ditatoriais, o cerceamento de liberdades democráticas e a violação constante dos direitos humanos.E Encerrou-se com a morte de Perón e caracterizou- se pela defesa da luta de classes e pela adoção de medidas econômicas de forte radicalidade social.

Anexos:

Soluções para a tarefa

Respondido por EduardoPLopes
2

O regime de Perón, que se assemelhava ao Estado Novo de Vargas, não pretendia estabelecer uma república socialista soviética na Argentina, e sim um governo capitalista, mas de caráter populista.

Por conta deste populismo houve centralização política na figura do próprio Perón, que controlava os sindicatos e conduzia, com a pacificação popular, um projeto reformista, nacionalista e de aspirações desenvolvimentistas, projeto que contava, do mesmo modo como ocorreu com Vargas, com a ideia de que Perón era, de algum modo, um defensor do proletariado urbano e alguém dotado de ideias que apenas ele poderia implementar, o que era apoiado pela grande popularidade de Eva Perón, a Primeira Dama da Argentina.

É correta a alternativa B.

Perguntas interessantes