49A Revolução de 1930 põe fim à hegemonia da burguesia do café, desenlace inscrito na própria forma de inserção do Brasil no sistema capitalista internacional. Sem ser um produto mecânico da dependência externa, o episódio revolucionário expressa a necessidade de reajustar a estrutura do país, cujo funcionamento, voltado essencialmente para um único gênero de exportação, se torna cada vez mais precário.FAUSTO, B .A Revolução de 1930.São Paulo: Brasil ense, 1987. p. 112.A respeito da Revolução de 1930, é correto afirmar que elaA ocorreu devido à divisão das oligarquias brasileiras num contexto de enfraquecimento da economia paulista.B foi liderada pelos antigos tenentes e por Luís Carlos Prestes em aliança com a oligarquia gaúcha.C foi desencadeada pelo movimento operário influenciado pelo sucesso da Revolução Russa de 1917.D aconteceu devido à desaceleração da indústria paulista e ãs contestações das oligarquias nordestinas.E foi provocada pelas desavenças entre as oligarquias de Minas Gerais e do Rio Grande do Sul.
Soluções para a tarefa
Resposta letra A
A revolução ocorreu porque as oligarquias paulistas estavam enfraquecidas. A economia da primeira república era basicamente voltada para o café. Assim, os grandes oligarcas eram também os detentores das riquezas geradas pelo café. Coma crise desse produto, esses oligarcas ficaram enfraquecidos, o que gerou uma divisão e uma necessidade de novos nomes fora do acordo entre São Paulo e Minas Gerais.
Foi desse modo que o nome de Getúlio surge, para modificar e quebrar esse acordo, dando um novo cenário à política que era realizada no país ate então.
Resposta:
a)Estava em um curso de mudança, pois existia a necessidade de reestruturar o país.
b)Essa afirmação veio a ocorrer devido a uma crise financeira internacional em 1929, a qual fez os produtos como o café que não é essencial para a vida humana caírem no mercado de forma considerável, como o Brasil era muito dependente da exportação do café, ele se encontrava seriamente abalado por uma crise econômica profunda. Oque acabou impulsionando a necessidade de uma modernização econômica e o fortalecimento do mercado interno e de outros setores o principal deles foi a industrialização.