História, perguntado por Halissonassis8570, 1 ano atrás

49A economia colonial na América portuguesa esteve assentada, principalmente, na produção em larga escala voltada ao abastecimento dos mercados europeus, visando atender aos interesses metropolitanos. Mesmo assim, na colônia, desenvolveu-se o mercado interno que teve como uma de suas característicasA o intenso comércio de manufaturados produzidos no Rio de Janeiro.B a comercialização de pedras preciosas na Zona da Mata.( a venda de gêneros alimentícios em São Paulo provenientes do Nordeste.D a circulação de tropeiros que ligava o Sul à região de Sorocaba.E as transações imobiliárias envolvendo fazendas pecuaristas na Amazônia.

Anexos:

Soluções para a tarefa

Respondido por EduardoPLopes
2

No Brasil colonial não havia a presença de manufaturas (que eram desestimuladas pela administração portuguesa) grandes o suficientes para promover uma grande circulação de produtos e nem havia um comércio imobiliário na Amazônia, que ainda era, em grande parte, inexplorada.

A região de São Paulo era, ainda, bastante agrícola, de modo que não necessitava comprar produtos alimentícios vindos do nordeste. As pedras preciosas eram, também, geralmente enviadas para a Europa, onde havia mercado para elas, sendo comum no Brasil o comércio tropeiro, itinerante, entre a região Sul e o estado de São Paulo.

É correta a alternativa D.

Perguntas interessantes