História, perguntado por Laismomosay89, 1 ano atrás

49 Assinale a alternativa que corresponde à situação política da África apósa Primeira Guerra Mundial.A Tiveram início o processo de emancipação política e o surgimento de novos Estados nacionais.B Foi cancelada a divisão territorial estabelecida pela Conferência de Berlim e multiplicaram-se os chamados Estados étnicos.C 0 período pós-guerra foi marcado pela ampliação das possessões territoriais da Alemanha e da Itália.D Verificou-se a consolidação do sistema colonial, com a manutenção da dominação europeia.E Registram-se as primeiras tentativas de organização política em moldes democráticos e representativos.

Anexos:

Soluções para a tarefa

Respondido por vchinchilla22
7

Olá!

A maior parte da África havia sido colonizada durante a Repartição Africana, no meio do período conhecido como Novo Imperialismo, durante a segunda metade do século XIX.

Após a Primeira Guerra Mundial, os movimentos de independência da África assumiram relevância, culminando no processo de descolonização. O processo de descolonização foi complicado e escalonado ao longo do tempo.

Depois da Primeira Guerra Mundial (1914-1918) os movimentos de independência africanos tomaram relevância, mas foi depois da Segunda Guerra Mundial (1939-1945) quando as forças aliadas, desejando eliminar o fardo econômico de manter grandes impérios, prometeram a independência de seus países. colônias na África.

Assima alternativa correta é:

E) Registram-se as primeiras tentativas de organização política em moldes democráticos e representativos.

Respondido por theuumaster
6

Resposta:

D) CORRETO

Explicação:

Até a Primeira Guerra Mundial – 1914/1918, o continente africano era quase que totalmente dominado por potências europeias. Eram independentes a Etiópia e a Libéria, sendo este último território ocupado por ex-escravos dos EUA e que declararam sua independência em 1847. Não eram regiões ricas nem livres de problemas mas, não eram colônias europeias, com fronteiras completamente artificiais, que atendiam aos interesses econômico-estratégicos dos europeus e que não levavam em consideração povos, línguas, tradições e culturas africanos. O perfil geopolítico do continente africano que conhecemos hoje começou a ser construído, de certa forma, após a primeira guerra, por conta da maior organização dos movimentos pró libertação.

Acerca deste tema – situação política do continente africano após a primeira guerra - são apresentadas as cinco alternativas abaixo, sendo somente uma inteiramente correta.

A) INCORRETO – A emancipação política e a formação de novos Estados nacionais é um processo que teve impulso após a Segunda Grande Guerra, embora os movimentos de libertação tenham se formado de maneira mais efetiva depois da Primeira Guerra

B) INCORRETO- Infelizmente a divisão territorial estabelecida na Conferência de Berlim, apesar da Alemanha ter perdido a guerra e ter perdido colônias, foi mantida. Ou seja, os interesses e necessidades dos povos africanos foram, mais uma vez, desconsiderados e ignorados.

C) INCORRETO – A Alemanha, por ter perdido a guerra e, além disso, ter sido considerada responsável pelo conflito, perdeu territórios na Europa e todas as suas áreas coloniais. A Itália, por sua vez, apesar de ter se colocado ao lado de Inglaterra e França a partir de 1915, foi a “vencida no bloco dos vencedores". Ou seja, viu frustradas todas as suas pretensões territoriais, tanto dentro quanto fora da Europa.

D) CORRETO – Apesar das promessas feitas às tropas coloniais, que lutaram lado a lado de seus colonizadores durante a guerra, pouco ou nada mudou após o armistício. Há a manutenção da dominação europeia em quase todos os territórios do continente africano.

E) INCORRETO – Essa afirmativa se relaciona com a afirmativa da alternativa A. A tentativa de “estruturação política em moldes representativos e democráticos" está vinculada à independência dos territórios do continente africano. E este é um processo pós Segunda Grande Guerra e não da década de 1920 após a primeira guerra

Perguntas interessantes