47Em 1497 o rei dom Manuel, nao querendo perder uma valiosa parcela da populaçao, [...] impos o batismo obrigatorio a praticamente todos os judeus, restringindo-lhes os meios de sair do pais, escravizando os que continuaram judeus e apreendendo os filhos dos nao convertidos.SCHWARTZ. S. B. Cada um na sua lei. Tolerância religiosa e salvaçao no mundo atlantico ibéricoSao Paulo: Edusc/Cia. das Letras. 2009, p. 155.Entre os desdobramentos da política do reino português com relaçao aosjudeus, podemos citar:A A presença de cristaos-novos pode ser observada apenas em Portugal.B Os cristaos-novos obtiveram os mesmos direitos que os cristaos-velhos portugueses.C A Inquisição portuguesa direcionou-se mais aos delitos sexuais que a perseguição aosjudeus. D O Brasil tornou-se possibilidade de refugio aos judeus portugueses devido a vigilância crescente na metropole.E Devido a açao rigorosa da Inquisição, a questão judaica foi rapidamente solucionada em Portugal.
Anexos:
Soluções para a tarefa
Respondido por
3
A alternativa correta é a D.
O termo cristão-novo surgiu em meados do século XIV, com a conversão em massa de judeus e muçulmanos na Europa. Pela sua conversão, passaram a poder ocupar cargos importantes que antes eram privilégio somente dos cristãos.
Isso gerou inveja e perseguição contra os cristãos-novos, com políticas de limpeza de sangue, expulsão, entre outros tipos de discriminação. Por isso, muitos dos cristãos-novos fugiam para outros países ou colônias, entre eles o Brasil.
Perguntas interessantes