47 - O historiador Thomas Skidmore afirma que a classe média brasileira na década de 1930
era o maior esteio do constitucionalismo liberal. Essa classe média tinha como grande
exigência a reforma do sistema eleitoral brasileiro para que fossem garantidas eleições sem
fraude. A defesa do constitucionalismo e a exigência por eleições sem fraude foram motivações
que deram início:
A) Ao golpe do Estado Novo.
B) À Intentona Comunista
C) À Intentona Integralista
D) À Revolução Constitucionalista de 1932
Soluções para a tarefa
Resposta:LETRA D
Explicação:
LETRA D
A defesa do constitucionalismo liberal e a exigência pela convocação de eleição presidencial foram duas das grandes exigências feitas por São Paulo durante o começo da década de 1930. Era o meio encontrado pelas elites paulistas para limitar o poder de Vargas, além de ser uma tentativa de que elas pudessem alcançar o poder por meio da eleição. Essa insatisfação resultou em um levante armado: a Revolução Constitucionalista de 1932.
É correta a alternativa D, tendo a Revolução Constitucionalista de 1932 ocorrido em São Paulo em Julho daquele ano, criticando o crescente autoritarismo do então Presidente do Brasil, Getúlio Vargas, que havia tomado medidas que centralizavam cada vez mais a política brasileira.
Podemos ver nesta tentativa revolucionária, que não obteve sucesso e foi violentamente reprimida, uma espécie de "último processo" da Revolução de 1930, que colocou no poder Getúlio Vargas, contra quem os revolucionários paulistas manifestavam-se. Dali em diante o país seria cada vez mais influenciado pela política populista e trabalhista de Vargas, assim como seria cada vez mais poderoso, influente e autoritário o próprio Vargas, que governaria o Brasil até 1945.
Mais sobre o tema em:
https://brainly.com.br/tarefa/3410694