Geografia, perguntado por tainasantos5112, 1 ano atrás

45. (SM) Coube aos Xavante e aos Timbira, povos indígenas do Cerrado, um recente e marcante gesto simbólico: a realização de sua tradicional corrida de toras (de buriti) em plena Avenida Paulista (SP), para denunciar o cerco de suas terras e a degradação de seus entornos pelo avanço do agronegócio. Ricardo, B.; Ricardo, F Povos indígenascio Brasil:2001-2005. São Paulo: Instituto Socioambiental, 2006. Adaptado. A questão indígena contemporânea no Brasil evidencia a relação dos usos socioculturais da terra com os atuais problemas socioambientais, caracterizados pelas tensões entre: a) a expansão territorial do agronegócio, em especial nas regiões Centro-Oeste e Norte, e as leis de proteção indígena e ambiental. b) os grileiros articulados do agronegócio e os povos indígenas pouco organizados no Cerrado. c) as leis mais brandas sobre o uso tradicional do meio ambiente e as severas leis sobre o uso capitalista do meio ambiente. d) os povos indígenas do Cerrado e os polos econômicos representados pelas elites industriais paulistas. e) o campo e a cidade no Cerrado, que faz com que as terras indígenas dali sejam alvo de invasões urbanas.

Soluções para a tarefa

Respondido por viniciusrm19
152
Olá!


A resposta correta encontra-se na alternativa a) a expansão territorial do agronegócio, em especial nas regiões Centro-Oeste e Norte, e as leis de proteção indígena e ambiental.


Sabe-se que conforme existia a expansão do agronegócio nas regiões Centro-Oeste e Norte, mais se acentuavam os conflitos entre os ditos posseiros e os povos indígenas.

Para que estes conflitos fossem evitados, o governo começou a criar áreas de proteção indígena, de forma a proteger o patromônio indígena principalmente por seus valores religiosos e culturais.


Espero ter ajudado, bons estudos!
Respondido por juscelino765
78

Resposta:

Letra A - a expansão territorial do agronegócio, em especial nas regiões Centro-Oeste e Norte, e as leis de proteção indígena e ambiental.

Explicação:

A expansão do agronegócio ligada ao cultivo de soja e à pecuária bovina acabou por ampliar as fronteiras agrícolas no Centro-Oeste e no Norte do país. Por sua vez, essa ampliação por vezes cerca e invade áreas de preservação ambiental e de reservas indígenas, contribuindo para elevar as tensões entre ambientalistas, populações indígenas e latifundiários. Em suma, a expansão das áreas agricultáveis em terras indígenas aumenta as tensões entre posseiros e povos indígenas.

Perguntas interessantes