44 PONTOS.
Vocês concordam com a seguinte afirmação: O Estado do Vaticano e a República Islâmica do Iran, atualmente as duas teocracias moralmente influentes sobre a opinião pública mundial, são exemplos de como a Bíblia e o Alcorão ainda estão ativamente presentes na constante construção dos valores morais mundias.
As práticas morais, atualmente, são amplamente melhor desenvolvidas e debatidas, em função dos eficazes processos organizacionais das religiões. Certamente esses processos que atingem milhões de brasileiros são muito mais amplos e eficazes que as práticas geradas pelas administrações públicas visando o desenvolvimento ético da nação. Justifique a resposta.
Soluções para a tarefa
Sim, concordo a primeira afirmação, pois partindo do pressuposto de que estas “teocracias” remetem a um sistema de governo próprio, com identidade única e exclusiva; as suas ações políticas, jurídicas e até mesmo policiais (ou restritivas) serão submetidas necessariamente e obrigatoriamente às normas religiosas fundamentais (inerentes ao governo em questão).
Com relação à influência mundial exercida por estas duas teocracias, resguardadas a intervenção destas nas regiões/sociedades submetidas às suas doutrinas, de fato ainda estão muito presentes não somente na construção dos valores morais, mas principalmente na manutenção da “doutrinação” que assegura a permanência da tradição e consequentemente a propagação da ideologia defendida pela crença (fé).
Também manifesto a minha “plena concordância” com a segunda afirmação, por expressar de fato uma realidade, moldada (conforme a minha avaliação) por algumas características essenciais:
1)estes processos “organizacionais” das religiões no Brasil são eficazes porque reforçam a “ideologia ética” voltada para a moral, bons costumes, convívio social e respeito;
2) estes processos “organizacionais” das religiões no Brasil são eficazes a partir do momento em que atuam como “auxílio complementar” às políticas sociais do Estado; tais como a distribuição de cestas básicas, tratamento de dependentes químicos, o acolhimento às pessoas em vulnerabilidade social ou em estado de risco, o atendimento psicológico-religioso (que busca a prevenção de problemas sociais como a criminalidade e o suicídio por exemplo), a inserção de indivíduos até então excluídos “socialmente” em alguma comunidade ou grupo de convivência;
3)estes processos “organizacionais” das religiões no Brasil são eficazes porque reforçam a “valorização dos ideais da família e da vida em sociedade”, em sua absoluta essência.
Apenas uma última reflexão, não no sentido de se contestar o que foi argumentado até aqui, mas para condicionar uma situação: as doutrinas religiosas ou as teocracias, precisam se abster de práticas contrárias à ética ou a exploração da ignorância e/ou das necessidades humanas, pois neste caso configurariam um efeito “reverso” ao proposto pela análise acima.