43. (Enem) Texto I Ao se emanciparem da tutela senhorial, muitos camponeses foram desligados legalmente da antiga terra. Deveríam pagar, para adquirir propriedade ou arrendamento. Por não possuírem recursos, engrossaram a camada cada vez maior de jornaleiros e trabalhadores volantes, outros, mesmo tendo propriedade sobre um pequeno lote, suplementavam sua existência com o as- salariamento esporádico. Machado, P RPolítica e colonização no Império.Porto Alegre- F.dUFRGS, 1999 (adaptado). Texto II Com a globalização da economia ampliou-se a hegemonia do modelo de desenvolvimento agropecuário, com seus padrões tecnológicos, caracterizando o agronegócio. Essa nova face da agricultura capitalista também mudou a forma de controle e exploração da terra. Ampliou-se, assim, a ocupação de áreas agricultáveis e as fronteiras agrícolas se estenderam. Sadür, E.; Jinkings, 1.Enciclopédia Contemporânea da América Latina e do Caribe.Sâo Paulo: Boitempo, 2006 (adaptado). Os textos demonstram que, tanto na Europa do século XIX quanto no contexto latino-americano do século XXI, as alterações tecnológicas vivenciadas no campo interferem na vida das populações locais, pois: a) induzem os jovens ao estudo nas grandes cidades, causando o êxodo rural, uma vez que, formados, não retornam à sua região de origem. b) impulsionam as populações locais a buscar linhas de financiamento estatal com o objetivo de ampliar a agricultura familiar, garantindo sua fixação no campo. c) ampliam o protagonismo do Estado, possibilitando a grupos econômicos ruralistas produzir e impor políticas agrícolas, ampliando o controle que tinham dos mercados. d) aumentam a produção e a produtividade de determinadas culturas em função da intensificação da mecanização, do uso de agrotóxicos e cultivo de plantas transgênicas. e) desorganizam o modo tradicional de vida impelindo-as à busca por melhores condições no espaço urbano ou em outros países em situações muitas vezes precárias.
Soluções para a tarefa
Com base no enunciado e na pergunta anteriormente realizada podemos afirmar que a alternativa correta é a letra e) desorganizam o modo tradicional de vida impelindo-as à busca por melhores condições no espaço urbano ou em outros países em situações muitas vezes precárias.
Isso ocorre porque conforme a vida no campo vai sendo modificada por meio do advento da maquinaria, indústrias e tecnologias em geral, os trabalhadores camponeses vão sendo constantemente substituídos, ocasionando suas expulsões. Todavia, quando os camponeses saem de seus trabalhos de anos, os mesmos não apresentam currículo ou outras experiências trabalhistas, tornando-se desempregados, desorganizando o seu modo tradicional de vida.
Resposta:
A) induzem os jovens ao estudo nas grandes cidades, causando o êxodo rural, uma vez que formados, não retornam à sua região de origem.
B) impulsionam as populações locais a buscar linhas de financiamento estatal com o objetivo de ampliar a agricultura familiar, garantindo sua fixação no campo.
C) ampliam o protagonismo do Estado, possibilitando a grupos econômicos ruralistas produzir e impor políticas agrícolas, ampliando o controle que tinham dos mercados.
D) aumentam a produção e a produtividade de determinadas culturas em função da intensificação da mecanização, do uso de agrotóxicos e cultivo de plantas transgênicas.
E) desorganizam o modo tradicional de vida impelindo-as à busca por melhores condições no espaço urbano ou em outros países em situações muitas vezes precárias.
Explicação:
Transformações tecnológicas no campo e a concentração fundiária em vários períodos da história impulsionaram o êxodo rural para as cidades. No caso da Europa do século XIX, houve intensa imigração estimulada pela industrialização. Na América Latina a mecanização agrícola e a desigualdade na distribuição de terras conduziram ao êxodo para centros urbanos e industriais.