40 PONTOS
Em 1931, no Rio de Janeiro, ocorreu o IV Congresso Sobre Educação Brasileira, nele o debate sobre o futuro da educação no Brasil dividiu opiniões de educadores. O então presidente Getúlio Vargas discursou na defesa de um projeto educacional para o país. Porém, seu pedido fez aquecer e extremar as posições entre duas propostas de educação, uma tradicional, conservadora, e outra de vanguarda, pioneira. Sobre esse debate e a política educacional que o regime varguista acabaria por adotar entre 1937 a 1945, assinale a alternativa correta:
Alternativa 1:
Enquanto grupos conservadores ligados à Igreja Católica passaram a defender a manutenção de uma educação fundada no conteúdo objetivo e uma educação moral cristã, os membros da Escola Nova pretendiam romper com a influência da Igreja na educação.
Alternativa 2:
Os grupos de intelectuais conservadores deste período eram árduos defensores de uma escola de livre pensamento e voltada as classes populares. Membros da Igreja Católica, principal aliada desta corrente educacional, acabou por se envolver com uma formação marxista dentro dos sindicatos.
Alternativa 3:
Os defensores da Escola Nova eram adeptos de uma nova estética educacional. Para eles, a escola deveria ser ao ar livre, abandonar o ambiente fechado das salas de aula. Os princípios de harmonia e relativização foram os principais pontos na elaboração dos currículos educacionais a partir de 1930.
Alternativa 4:
Os principais grupos de vanguarda da educação, e que acabaram por influenciar a política educacional de Getúlio Vargas, foram os anarquistas. Defendia uma educação laica e de formação marxista. Os operários, por meio dos sindicatos oficiais, foram beneficiados com cotas educacionais e uma mudança do currículo com carga ideológica de tendência socialista.
Alternativa 5:
A política educacional brasileira ficou enfraquecida com a ascensão dos positivistas. Eles foram os principais agentes do retrocesso educacional que o país viveu a partir de 1930. Contrários a formação cidadã e defensores da racionalidade absoluta, os defensores das ideias de Comte estagnaram a educação como forma de qualificação dos trabalhadores.
Soluções para a tarefa
Resposta: Não consegui encontrar uma resposta perfeita, pois a pergunta á muito confusa por si própria! Porém, acredito que a 1 é a mais correta possível.
Explicação:
Nenhuma das respostas responde a pergunta por completo. A alternativa 1 diz que pretendiam romper essa ligação religiosa, algo que no livro aparece como: " ...elaborar uma nova forma de educação era o de estabelecer sua secularização, como indicado, se afastando dos ranços religiosos ...". A alternativa 2 é contraditória, a 3 fala algo que não é dito nem no livro, nem nas aulas do professor (ser ao ar livre, abandonar o ambiente fechado das salas de aula, apesar de que seria perfeito se existisse), a 4 me parece responder de uma maneira muito agressiva (sinceramente não duvido que possa ser a correta, pois na disciplina GO! percebo muitos ataques religiosos em perguntas e repostas), a 5, apesar de mostrar algumas coisas que são ditas no livro, (racionalidade absoluta e qualificação de trabalhadores) é anulada como resposta possível por conta de dizer: " Contrários a formação cidadã,..." enquanto no livro fala claramente que o objetivo era: "...declara abertamente a educação como direito para todas as pessoas e uma obrigação do Estado,...".
Eu marquei a alternativa 1.
Espero ter ajudado.