Química, perguntado por yasmimdavid439, 7 meses atrás

4°) Como é formadas a estrutura do aparelho auditivo?

pfvr​

Soluções para a tarefa

Respondido por anaclaraa09837
1

Resposta:

A anatomia do aparelho auditivo é dividida em três partes: ouvido externo, ouvido médio e ouvido interno. Vamos ver cada uma delas.

Ouvido externo

No aparelho auditivo, o ouvido externo refere-se à estrutura da orelha, que é formada de duas partes: o pavilhão da orelha e o conduto auditivo externo.

Pavilhão da orelha

No aparelho auditivo, o nome de pavilhão é dado pelo fato de a orelha atuar como uma concha auditiva, sendo que esse pavilhão é a parte visível da orelha. Essa concha cartilaginosa localizada em cada lado da cabeça tem como função recolher as ondas sonoras do ambiente externo.

O pavilhão da orelha é dividido em: hélice, escafa, ramos da antélice, tubérculo da orelha, antélice, concha da orelha, lóbulo da orelha, antítrago, incisura intertrágica, trago, meato acústico externo e ramo da hélice.

 

Conduto auditivo externo

O conduto do aparelho auditivo externo consiste em um canal que mede aproximadamente 2cm de comprimento, sendo iniciado no pavilhão da orelha. A função do conduto é levar as ondas sonoras ao ouvido médio.

Nessa região do conduto há uma mucosa rica em glândulas ceruminosas que atuam na produção de uma substância amarelada (o cerume).

Na entrada do conduto auditivo externo estão alguns pelos em quantidades mais ou menos abundante. Juntos, os pelos e o cerume auxiliam nas defesas do local, evitando a entrada de corpos ou substâncias estranhas no ouvido.

Ouvido médio

No aparelho auditivo, o ouvido médio é também chamado de caixa do tímpano. Essa região estabelece uma ligação entre o ouvido externo e o interno. O ouvido médio fica localizado no interior do rochedo, uma parte do osso temporal.

A parede externa do ouvido médio, onde ocorre uma separação com o ouvido externo, é chamada de membrana do tímpano.

A parede interna da caixa do tímpano é óssea, sendo que ela apresenta duas “janelas”: uma redonda (preenchida pela membrana dessa janela redonda) e a janela oval (que também apresenta uma membrana em que se aplica a base do ossículo estribo).

Ao unir a parede externa (membrana do tímpano) e a parede interna (janela oval), há uma cadeia de ossículos chamados de martelo, bigorna e estribo, além do osso lenticular (que é uma saliência da bigorna).

Essa cadeia de ossículos é responsável por transmitir as vibrações da membrana do tímpano ao ouvido interno. Além disso, essa cadeia atua como um “amortecedor”, evitando que a membrana fique vibrando demoradamente por um determinado som.

Anexos aos ossículos, estão o músculo do martelo e o do estribo, que protegem o ouvido interno de vibrações muito amplas.

No aparelho auditivo, o ouvido médio seria uma cavidade inteiramente fechada se um conduto, a trompa de Eustáquio, não o comunicasse com a faringe e, por intermédio dela, com o exterior.

Essa comunicação faz com que a mínima variação da pressão atmosférica seja transmitida também ao ouvido médio, evitando que a membrana do tímpano sofra as consequências de pressões altamente desiguais em suas paredes.

Normalmente, a trompa de Eustáquio fica fechada, abrindo-se somente a cada movimento de deglutição. No que se refere à audição, a função do ouvido médio consiste basicamente em transmitir as vibrações ao ouvido interno.

aparelho auditivo

Ouvido Interno

Na estrutura do aparelho auditivo, o ouvido interno é dividido em: labirinto, vestíbulo, canais semicirculares, caracol e nervos.

Explicação:


yasmimdavid439: obg
Perguntas interessantes