4) VUNESP
Quando estou dentro do cinema, tudo me parece
perfeito, como se eu estivesse dentro de uma
máquina de sensações programadas. Mergulho
em suspense, em medo, em vinganças sem-fim,
tudo narrado como uma ventania, como uma
tempestade de planos curtos, tudo tocado por
orquestras sinfônicas plagiando Beethoven ou
Ravel para cenas românticas, Stravinski para
violências e guerras. Não há um só minuto sem
música, tudo feito para não desgrudarmos os
olhos da tela. A eficiência técnica me faz
percorrer milhares de anos-luz de emoções e
aventuras aterrorizantes, que nos exaurem como
se fossemos personagens, que nos fazem em
pedaços espalhados pela sala, junto com os
copos de Coca-Cola e sacos de pipocas. Somos
pipocas nesses filmes.
(Arnaldo Jabor. "A guerra das estrelas". O Estado
de São Paulo, 18.11.2014. Adaptado).
Esse texto pode ser corretamente considerado:
A) uma crítica de natureza estética aos apelos
técnicos e sensacionalistas no cinema.
B) uma análise elogiosa do alto grau de perfeição
técnica das imagens do cinema.
C) um ponto de vista valorizador da presença da
música erudita no cinema atual.
D) um elogio ao cinema como mercadoria de
entretenimento da indústria cultural.
E) uma crítica ao caráter culturalmente elitista das
obras cinematográficas atuais.
Soluções para a tarefa
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50
Resposta:
alternativa (A) uma critica de natureza estética aos apelos técnicos e sensacionalistas no cinema
Explicação:
Respondido por
21
Resposta:
ALTERNATIVA (A)
Explicação:
O texto discute o modo pelo qual certa produção cinematográfica busca a atenção do es-
pectador, menos pelo valor estético que as obras são capazes de produzir em suas configu-
rações artísticas intrínsecas, do que pelo apelo que fazem através da utilização de recursos
técnicos e procedimentos narrativos de caráter sensacionalista.
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