4) Você deverá assistir a um documentário intitulado “Racismo”, que foi produzido por alunos de Ensino Médio.
Na ficha para tomada de nota, disponível logo abaixo, será realizado durante a exibição do vídeo.
Observação: palavras-chave (palavras mais importantes que representam as ideias apresentadas)
• Fique atento ao conteúdo do vídeo.
• Se necessário, faça pausas entre um depoimento e outro para que tenha tempo para anotar.
• Assista ao vídeo. ESEQUIEL, Luiz F. Silveira.; SILVA, Guilherme Edilson Rodrigues. Racismo. Disponível em: . Acesso em: 22 nov. 2018.
QUADRO PARA TOMADA DE NOTA
Organize as informações assistidas no documentário “Racismo”, reescrevendo o quadro abaixo em seu caderno.
Perguntas:
Respostas:
Anote palavras-chave
Escreva resumidamente sobre o que o documentário trata
Informe o nome de algumas pessoas entrevistadas e o que eles falaram sobre o racismo (o que pensam sobre isso e o que já ocorreu com eles)
Soluções para a tarefa
Resposta:
O racismo em uma pessoa tem diversas origens, depende da história de cada um. Em alguns casos pode ser por crescerem ouvindo as diferenças, ou " superioridade " de determinadas raças. Em outros, alguma atitude que mudou seu pensamento.
Não importa como o racismo cresceu na mente das pessoas, Mas vale ressaltar que se for provado, é um crime inafiançável com pena de até 3 meses de reclusão, além disso, as pessoas valorizam tanto a superioridade das raças que acreditam na purificação delas. Esta justificativa apareceu na escravidão, em que negros trabalhavam em condições precárias e eram vendidos como OBJETOS.
A verdade, é que nenhum lugar está protejido do racismo.
- Daniela Rosa diz:
Já sofri racismo muitas vezes ultravestido de elogios, muitas vezes o xingamento declarado e em forma de xingamento claro.
- Fábio Cruz diz:
Sofri algumas vezes racismo, uma das vezes eu trabalhei como tradutor pra um banco, e o motorista deste banco foi até a porta da minha casa, e quando chegou perguntou se lá morava o " doutor Fábio ", eu falei que sim e ele disse " então vai la chamar pra mim ", ou seja, ele não me viu como uma pessoa que poderia falar inglês.
- Alexandre almeida diz:
É impossível não ter um negro que nunca sofreu racismo, eu mesmo já sofri indiretamente, diretamente várias vezes e de diversas formas.
As instituições tem racismo, a educação tem racismo, porque o racismo não é só aquilo que se pratica, não é só ofensa, violência ou a prática, racismo também é a omissão, ausência, a invisibilidade. O racismo está naquelas coisas mais profundas e isso torna ainda mais difícil de se lidar.
Eu creio que questão é o debate, sempre o debate, nas comunidades, os debates nas escolas, instituições, universidades, fazer que as pessoas entendam que isso é um CRIME, fazer com que as criançase adolecentes entendam que isso é crime.
É lindo quando você tem pra oferecer coisas boas pra outras pessoas, lindo é oque você é por dentro, pois por fora é só pele, nós somos quem nós somos, e nada pode mudar.
o racismo precisa diminuir, porque não vai acabar, infelizmente.
Resposta:
Explicação: