4(Unicamp-SP) "Opan-ofricanismo, surgido no finol do século XIX, foi fundamental poro o tomado de consci-êncio das elites culturais africanas em relação às questões econômicos, sociais, políticas e culturais do continente. A ideia de nação continental, que surgiu como sinônimo de solidariedade da raça negra, apresentovo ao mundo o que significa ser africano, incluindo dois legados: o resgate do Áfrico pelos africonos e a ideia de pátrio comum de todos os negros em solo ofricano.com supostos valores comuns poro se pensar estruturas políticas autônomas.*Adaptado de HERNANDEZ, Leila Leite.A Áfrka na solo de oulo: visita 6 História Contemporâneo.Slo Paulo: Selo Negro. 2005. p. 157.a)Por que a recriação de valores comuns foi útil ao pan-africanismo? /H7/h8/H9/hisb)A ocupação do continente africano pelos europeus se relaciona a dois processos históricos: o colonialismo do século XV! e o imperialismo do século XIX. Cite duas características de cada um desses processos que os diferenciem.© 0L/H7/H8/H9/H18
Soluções para a tarefa
Olá,
A) A recriação desses valores foi útil aos africanos para mostrar a todos eles a superação do seu histórico de opressão, mostrando que todos os africanos possuem problemas comuns e que, mesmo separados em diversos países, juntos são um mesmo continente e buscam o mesmo ideal, podendo colaborar entre si para a construção de um futuro justo.
B) Entre as diferenças está o fato de que o colonialismo possuiu forte presença portuguesa; eles tiveram papel predominante na obtenção de produtos e na realização do comércio em busca do acúmulo de riquezas.
Já no imperialismo houve grande presença da Inglaterra e França, que buscavam novos mercados e matérias-primas, fatores impulsionados pela revolução industrial e da ideia de que a riqueza está na produção e no trabalho.
Espero ter ajudado!