Geografia, perguntado por AnnyJanaina3057, 1 ano atrás

4. (Uni-Rio-RJ) Leia este trecho da crônica “Unanimidade", de Paulo Mendes Campos: O homem hoje vive simultaneamente em todas as partes do mundo. Dói-lhe a terra inteira como se fosse uma extensão sensível de seu corpo. [...] O homem particular desaparece: somos todos homens públicos. As mesmas vibrações percorrem os povos de toda a Terra; nossa curiosidade e nossos interesses estão em todos os lugares; nosso ativado espírito de justiça não recua diante das fronteiras; já não vivemos em nossa "urbs" limitada; nossa segurança não depende apenas de nós, da polícia, da cidade. Uma atitude tomada a milhares de quilômetros poderá transformar violentamente o nosso plano de vida para amanhã. Não tem sentido dizer: não tenho nada com isso. Pois isso ou aquilo, tudo tem a ver conosco. Temos a ver com todas as coisas e todas as pessoas. I...] Paulo Mendes Campos. Sob a perspectiva gramatical, o emprego dos pronomes demonstrativos isto. isso, aquilo e suas variantes deve obedecer, por exemplo, à especificação de tempo e de espaço. Considerando o propósito comunicativo do texto, justifique o emprego dos pronomes demonstrativos destacados no segundo parágrafo.

Anexos:

Soluções para a tarefa

Respondido por brendaisis
26
Oi, bom dia!

No texto, é exposto que todos nós, como cidadãos, temos o dever de entender que todas as ações e atitudes estão interligadas, onde cada atitude tem efeito que afeta o restante do mundo todo. Afirma também que a integridade do mundo depende de nós e não apenas de uma entidade, órgão ou pessoas específicas. 

Logo, o uso dos pronomes indefinidos afirma que independente de qual seja o assunto em pauta, somos responsáveis por tal assunto, já que vivemos em sociedade.

Abraços!
Perguntas interessantes