4)
Uma fotografia da infância nos dias de hoje, certamente revelaria a ausência quase que completa do brincar e do jogo no espaço escolar. Isso se deve ao fato de as habilidades básicas de escrever, ler e lidar com números dominarem o pensamento adulto em relação à aprendizagem da criança pequena. Essa ideia imprime a noção de que a criança, vista como aluno, deixa de ser criança quando vai para a Instituição e que seu desejo de brincar também não se faz mais presente. Estudos mostram o contrário, como também indicam a contribuição do brincar e jogar no processo educativo. Sobre os argumentos que justificam a inserção do brincar e do jogar na escola, considere:
I - O jogar e o brincar, sejam livres ou dirigidos, dificultam o acompanhamento do processo de aprendizagem, pois impossibilitam avaliar respostas, compreensões e incompreensões do aluno, o que se traduz em não saber o que realmente a criança está
aprendendo.
II - O brincar, por meio da imitação, do faz-de-conta, do desenho e da linguagem, constitui uma capacidade da criança de representar objetos e eventos e essa organização mental possibilita o desenvolvimento de habilidades físicas e de profundos processos mentais.
III - O brincar e o jogar não desaparecem à medida que a criança cresce; ocorre que o caráter puramente lúdico se distancia um pouco, o jogo e a brincadeira continuam presentes, em níveis de abstração e raciocínio mais elaborados.
IV - O brincar agrega prazer, autoconhecimento, motivação e satisfação e contribui significativamente nas experiências educativas e de cuidados, tornando-se uma excelente linguagem que faz parte da própria infância.
São argumentos que justificam a inserção do brincar e do jogar nas práticas educativas e de cuidado na Instituição de Educação Infantil:
Alternativas:
a)I e III, apenas.
b)II, III e IV, apenas.
c)III e IV, apenas.
d)I, II e IV, apenas.
e)Nenhuma das alternativas anteriores
5)
O jogo e a brincadeira por meio do movimento que proporcionam, permitem à criança criar, imaginar, fazer de conta. São elementos essenciais à aprendizagem, uma vez que favorecem a integração do sujeito em desenvolvimento com o seu mundo interior e exterior. De acordo com esta afirmação é INCORRETO afirmar que o jogo e a brincadeira:
Alternativas:
a)favorecem o desenvolvimento da linguagem e do pensamento infantis.
b)permitem à criança aprender a aprender, posto que visam ao desenvolvimento da autonomia e da criatividade infantis.
c)fazem com que a criança abandone seu mundo de necessidades imediatas, conseguindo (re)elaborar conceitos sociais.
d)são ações que dificultam a criatividade infantil, na medida em que reproduzem regras e padrões já estabelecidos.
e)são propostas criativas e recreativas de caráter físico e mental, que favorecem o desenvolvimento integral de forma lúdica.
Soluções para a tarefa
Respondido por
7
4- b)II, III e IV, apenas.
5- d)são ações que dificultam a criatividade infantil, na medida em que reproduzem regras e padrões já estabelecidos.
5- d)são ações que dificultam a criatividade infantil, na medida em que reproduzem regras e padrões já estabelecidos.
Respondido por
2
Resposta:
c) fazem com que a criança abandone seu mundo de necessidades imediatas, conseguindo (re)elaborar conceitos sociais.
Explicação:
Essa é a correta. qUESTÃO 5 LETRA C
Perguntas interessantes
Química,
10 meses atrás
Matemática,
10 meses atrás
Matemática,
10 meses atrás
História,
1 ano atrás
Pedagogia,
1 ano atrás