4) Uma esfera de 2 cm de raio é capaz de adquirir cerca de 0,13µC. Qual seria a força elétrica repulsiva entre duas esferas de 2 cm de raio eletrizadas com 0,10μC cada uma, se seus centros estiverem a 50cm de distância? Despreze qualquer efeito de indução e considere K = 9 x 10° Nm²/C². distância uma da 4 ) Uma esfera de 2 cm de raio é capaz de adquirir cerca de 0,13µC . Qual seria a força elétrica repulsiva entre duas esferas de 2 cm de raio eletrizadas com 0,10μC cada uma , se seus centros estiverem a 50cm de distância ? Despreze qualquer efeito de indução e considere K = 9 x 10 ° Nm² / C² .
Soluções para a tarefa
A força elétrica repulsiva entre duas esferas de 2 cm de raio eletrizadas com 0,10 μC cada uma, se seus centros estiverem a 50 cm de distância seria de 0.36 mN.
Lei de Coulomb
A força elétrica repulsiva entre as duas esferas seria de 0,36 mN.
A Lei de Coulomb nos dá a força elétrica existente entre duas cargas elétricas pontuais. De acordo com a Lei de Coulomb temos que:
Onde:
- = força elétrica entre as duas cargas, em N.
- k = constante elétrica, em .
- q = valor da carga elétrica pontual, em C.
- d = distância entre as cargas, em m.
Em determinadas situações podemos considerar esferas carregadas eletricamente como cargas pontuais se, e somente se, a distância que as separam for muito grande em comparação ao seu raio. Nesse caso a Lei de Coulomb nos dá uma aproximação razoável da força elétrica entre as esferas.
Desenvolvendo o problema
Como temos duas esferas carregadas da mesma maneira, teremos uma adaptação da lei de coulomb. Assim temos:
Substituindo os valores temos que:
Resolvendo todos os números que estão ao quadrado, temos que:
Resolvendo todas as potências de 10, temos que:
Agora, multiplicando todos os valores e resolvendo a potência de 10 temos que:
Ou seja, 0.36 mN.
Aprenda mais sobre Lei de Coulomb aqui
https://brainly.com.br/tarefa/25539526
#SPJ1