4. Uma das recomendações médicas para evitar a for-
mação de cálculos consiste na baixa ingestão de be-
bidas que contenham fosfatos, como é o caso das
colas. Qual é a razão dessa recomendação?
Soluções para a tarefa
Resposta:
A razão é o fato de, em excesso, o sal fosfato de cálcio pode saturar na urina e se aglomerar formando cristais e cálculos renais.
Explicação:
Todos os sais e íons em excesso na corrente sanguínea são eliminados através da urina durante a sua filtração nos glomérulos dos rins. Quando este excesso ultrapassa o limite de solubilidade da urina, formam-se os cálculos.
1) Como acontece a formação da urina?
O sangue passa por pequenos túbulos nos rins e todas substâncias em excesso, com exceção de células e proteínas, são filtradas para um local chamado Cápsula de Bowman. As substâncias nessa cápsula que podem ser reutilizadas, como aminoácidos e glicose, são reabsorvidas na sua passagem pelos túbulos. As substâncias indesejadas que ainda restaram no sangue, são excretadas para os túbulos por proteínas de transporte presente em suas membranas. Assim, o conteúdo dentro dos túbulos, agora sem glicose e sem aminoácidos e com mais substâncias indesejadas que foram excretadas ali por proteínas, é chamado de urina e vai ser conduzida à bexiga para ser eliminada.
2) Como ocorre a formação de um cálculo?
Existem diferentes tipos de cálculos. Neste caso, tenta-se evitar a formação daqueles formados por Ca₃(PO₄)₂, o fosfato de cálcio. Este sal, assim como qualquer outro, só é solúvel em líquido até certo ponto. Quando sua concentração chega ao limite de solubilidade, ele satura e os pequenos sais se juntam formando cristais que, por sua vez, podem se juntar e formar as pedras ou cálculos.
3) Por quê evitar bebidas com PO₄³⁻, o fosfato?
Com a menos ingestão de PO₄³⁻, há menor formação de Ca₃(PO₄)₂ e, consequentemente, menor é o risco do excesso deste último sal saturar e formar cálculos renais.