Sociologia, perguntado por daniazevedo127, 5 meses atrás

4) Uma das características marcantes na vida das instituições políticas no Brasil, é o poder da mídia e a sua atuação nos espaços de poder. Pensando o coronelismo durante a República Velha e como os chefes locais (coronéis) desempenharam um papel de controle e manipulação do homem rural para manutenção da política vigente, como a mídia cumpre papel parecido no controle e influência da sociedade brasileira no século 21, no que tange a política nacional?

5) O Brasil é um estado de características neoliberais. No entanto, nossos representantes, muitas das vezes, passam por cima da vontade do povo e assumem posições próximas ao Absolutismo. Como isso acontece e por que práticas desse tipo configura um atraso para o desenvolvimento de uma sociedade democrática de fato?

Soluções para a tarefa

Respondido por Titaabade8
1

Resposta: 4-  coronelismo foi uma experiência típica dos primeiros anos da república brasileira. De fato, essa experiência faz parte de um processo de longa duração que envolve aspectos culturais, econômicos, políticos e sociais do Brasil. A construção de uma sociedade vinculada com bases na produção agrícola latifundiária, desde os tempos da colônia, poderia contar como um dos fatos históricos responsáveis pelo aparecimento do chamado “coronel”.

Explicação: 5-O artigo analisa a produção bibliográfica publicada pela revista Dados acerca da implantação das reformas orientadas para o mercado no Brasil, durante os anos 1990, com vistas a mapear as diferenças e as semelhanças entre as explicações predominantes nesse periódico. A análise foi realizada por meio da confecção de fichas de leitura para isolar a estrutura lógica da argumentação de cada artigo analisado. A grade de leitura discerniu os seguintes elementos estruturantes: (i) o problema e pergunta de pesquisa; (ii) o objeto; (iii) os objetivos e conclusões, e por fim, (iv) a tese de cada artigo. Por meio do enquadramento de 38 artigos foi possível constituir três famílias de argumentos: a primeira ressalta os argumentos sociológicos, identificando três explicações para as quais a causa das reformas encontra-se na sociedade brasileira. A segunda reúne duas explicações pragmáticas, que postulam a inexorabilidade das reformas orientadas para o mercado. A terceira constitui-se por duas explicações institucionalistas, que procuram nas instituições políticas a causa para a implantação das reformas neoliberais. O artigo revela que as análises das reformas neoliberais no Brasil foram realizadas a partir de dados empíricos ricos e diversificados, mas que, por outro lado, ainda denotam um debate teórico e conceitual bastante incipiente.


daniazevedo127: Obrigada por tentar ajudar, mas suas respostas fugiram totalmente do tema principal das perguntas. A questão 4 é sobre mídia e não tem isso na sua resposta. E a questão 5 é sobre o atraso no desenvolvimento do Brasil, pois os políticos dão prioridade aos próprios interesses e nāo aos nossos (povo).
Perguntas interessantes