4. Um amperímetro (instrumento que mede corrente elétrica) pode ser analisado de forma mais precisa, sendo considerado como uma resistência. Nessa resistência circula uma corrente de 0,05 A. Para Resistência do Amperímetro que ele realize a medição é necessário colocar um resistor de derivação em paralelo com o amperímetro. Essa resistência de derivação tem uma corrente de 1,9 A circulando por ela. O esquema de ligação é apresentado na figura ao lado. Se considerarmos que o conjunto está recebendo uma tensão de 5,7 V, calcular: a) Corrente total fornecida para o conjunto (IT) b) Resistência do resistor de derivação e do amperímetro c) Resistência total do circuito
Soluções para a tarefa
A corrente total no circuito é de 1,95 A, a resistência do amperímetro é de 114 ohms e a resistência do shunt é de 3 ohms. A resistência total do circuito é de 2,92 ohms.
Corrente total que circular pelo conjunto
O circuito formado contém dois resistores em paralelo, a resistência interna do amperímetro e o resistor shunt colocado em paralelo ao amperímetro. A corrente total pode ser calculada aplicando a primeira lei de Kirchoff:
Resistência do resistor shunt e do amperímetro
Ao ambas resistências estarem ligadas em paralelo, elas terão a mesma queda de tensão, igual à tensão recebida pelo conjunto. Aplicando a lei de Ohm podemos achar a resistência interna do amperímetro e a resistência do shunt:
Resistência total do circuito
Tendo a corrente total do circuito, podemos utilizar a lei de Ohm para calcular a resistência total do circuito, conhecendo a tensão recebida pelo circuito:
Saiba mais sobre a lei de Ohm em https://brainly.com.br/tarefa/31902980
#SPJ1