4. (Ufu 2013) Os crescentes casos de violência que, recorrentemente, têm ocorrido em nível nacional e internacional, diuturna e diariamente noticiados pela imprensa, convidam a pensar em uma situação de patologia social. No entanto, para Durkheim, o crime, ainda que fato lastimável, é normal, desde que não atinja taxas exageradas. É normal, porque existe em todas as sociedades; para o sociólogo, o crime seria, inclusive, necessário, útil. Sem pretender fazer apologia do crime, compara-o à dor, que não é desejável, mas pertence à fisiologia natural e pode sinalizar a presença de moléstias a serem tratadas. O crime seria, pois, para Durkheim, socialmente funcional, porque
Soluções para a tarefa
Respondido por
3
Resposta:
Exerce um papel regulador, contribuindo para a evolução do ordenamento jurídico e possível advento de uma nova moral.
Explicação:
Para Emily Durkheim, todas as práticas sociais têm função na sociedade, assim como cada um dos órgãos humanos, como o coração e o pulmão, contribui para manter o indivíduo vivo.
Desse modo, todas as instituições desempenham uma função para a coletividade.
Respondido por
0
Resposta:
Ao se tratar de uma anomia, serve para alertar sobre a incapacidade das instituições em resolverem um problema social, por isso, demanda evolução do ordenamento jurídico e possível advento de uma nova moral.
Explicação:
Perguntas interessantes
Psicologia,
5 meses atrás
Matemática,
5 meses atrás
Física,
5 meses atrás
Português,
6 meses atrás
Matemática,
6 meses atrás
História,
10 meses atrás