4 (UFT TO/2012) Em produções escritas é comum o uso excessivo do elemento "que". Substitui- -lo por substantivos e orações reduzidas pode ser uma alternativa no sentido de eliminar seu uso exagerado. Considerando o enunciado "A coordenadora exigiu que adiasse o encontro até que as infrações que o funcionário cometeu fossem solucionadas.", assinale a alternativa em que a substituição do “que” por substantivos e/ou orações reduzidas pode deixar o texto mais leve, sem alterar o sentido.
a) A coordenadora exigiu o adiamento do encontro com o funcionário até as infra- ções serem solucionadas.
b) A coordenadora exigiu o adiamento do encontro até a solução das infrações co- metidas pelo funcionário.
c) A coordenadora exigiu o adiamento do encontro com o funcionário até as infra- ções serem solucionadas por ele. d) A coordenadora exigiu o adiamento do encontro até as infrações cometidas se rem solucionadas pelo funcionário. e) A coordenadora exigiu o adiamento do encontro até o funcionário solucionar as infrações cometidas por ele.
Soluções para a tarefa
Respondido por
0
A alternativa em que a substituição do “que” por substantivos e/ou orações reduzidas pode deixar o texto mais leve, sem alterar o sentido, é a alternativa B) A coordenadora exigiu o adiamento do encontro até a solução das infrações co- metidas pelo funcionário.
Suavização da mensagem
A única opção dentre todas as apresentadas que acaba por trocar o termo "que" de forma que o texto fique mais leve é a letra B. Nesse opção, a mensagem é transmitida de maneira mais suave, sem que causa tanto impacto como o texto original.
Ou seja, pode-se dizer que houve uma suavização, de forma com que o receptor da mensagem não tenha um impacto tão intenso como o do primeiro texto.
Veja mais sobre suavização da mensagem:
https://brainly.com.br/tarefa/22567703
#SPJ1
Anexos:
Perguntas interessantes
Geografia,
4 meses atrás
Administração,
4 meses atrás
Administração,
4 meses atrás
Física,
4 meses atrás
Matemática,
4 meses atrás
Química,
10 meses atrás
Matemática,
10 meses atrás
História,
10 meses atrás