História, perguntado por Raphaella4054, 1 ano atrás

4(UFSCar-SP) 0 orgulho e o irracionalismo que conduziram o mundo em conjunto para um desequilíbrio cada vez mais insuportável entre as redes financeiras e econômicas, que acumulam riquezas, e as sociedades fragmentadas. cada vez mais desiguais, não podem continuar se escondendo atrás do tema ambíguo daglobalização. Podemos discutir as vantagens e os inconvenientes da crescente internacionalização das trocas, mas esse debate complexo não tem muito a ver com a realidade brutal oculta pela palavra “globalização". Esta proclama a superioridade de uma economia mun-dializada sobre todos os processos de controle exercidos em nível nacional. Em seu nome. falou-se muito no declínio dos Estados nacionais, quando a realidade observável nào corresponde a esse tema de propaganda que busca afirmar o direito de um capitalismo sem controle nem regras a dominar o mundo.TOURAINE. Alain. *A política contra a cegueira".In: Folha de S.Poulo. Caderno Mais! 27 jan. 2002.0 autor argumenta a favor da ideia de que a globalização:a)possibilitou amenizar as desigualdades sociais e econômicas no mundo capitalista, preparando-o para uma sociedade mais igualitária.b)tem enfraquecido principalmente as organizações políticas dos Estados nacionais, sem contudo afetar as organizações econômicas nos seus mercados interno e internacional.c)enfraqueceu ainda mais o controle que os Estados podiam exercer sobre o capitalismo, ao se considerarem principalmente sociedades com economias desiguais.d)tem beneficiado igualmente todos os países do mundo, quando aliada à mundializaçâo política e cultural.e)possibilitou a internacionalização das trocas, amenizando a brutalidade dos impactos do capitalismo "selvagem".

Anexos:

Soluções para a tarefa

Respondido por EduardoPLopes
5

A alternativa A é falsa, pois a ideia do autor é que a globalização fez o capitalismo se expandir e, com eles, as suas desigualdades sociais e econômicas.


A alternativa B é falsa, pois o autor afirma que a globalização enfraquece Estados ao mesmo tempo em que faz fazer valer, pela força, o capitalismo, de modo que afeta os mercados internos.


A alternativa C é verdadeira e representa corretamente a opinião do autor do texto.


A alternativa D é falsa, pois o capitalismo beneficia desigualmente os países centrais em detrimento dos países periféricos.


A alternativa E é falsa, pois o autor afirma que o capitalismo selvagem é uma consequência e o objetivo principal da globalização.

Perguntas interessantes