4(UFRN) No ano de 786, Carlos Magno afirmou:"A nosso função ê, segundo o auxílio da divina piedade, [...] defender com as armas e em todas as partes a Santa Igreja de Cristo dos ataques dos pagãos e da devastação dos infiéisw.PINSKY, Jaime (Org.). O modo de produção feudal.2. ed. São Paulo: Global, 1982. p. 101.0fragmento acima expressa a orientação política do Império Carolíngio no governo de Carlos Magno. 0 objetivo dessa política pode ser definido como um(a)a)esforço para estabelecer uma aliança entre os carolíngios e a Igreja bizantina para fazer frente ao crescente poderio papal.b)intenção de anexar a Península Ibérica aos domínios do papado, com a finalidade de impedir o avanço árabe.c)desejo de subordinar os domínios bizantinos à dinastia carolíngia, no intuito de implantar uma teocracia centralizada no Imperador.d)tentativa de restaurar o Império Romano, com vistas a promover a união da cristandade da Europa Ocidental.
Soluções para a tarefa
A opção correta é a letra D.
a) Naquele momento, não havia tal conceito de Igreja Bizantina. O cristianismo era representado pela Igreja como uma instituição única, sem a existência de cisões e projetos distintos que justificassem a existência de dois papas rivais e representantes de tradições distintas.
b) O avanço árabe em direção a Europa pela Península Ibérica havia sido contido anos antes pelo seu avô, Carlos Martel.
c) Carlos Magno era um grande defensor do cristianismo e da Igreja, de modo que suas conquistas tinham como cunho difundir a religião. Assim, o Império Bizantino, por ser cristão, era visto como um aliado neste objetivo.
d) As conquistas de Carlos Magno tinham o intuito de difundir o cristianismo pela Europa e recriar o Império Romano do Ocidente, pois este era entendido como a origem a Igreja Católica.
Resposta:
d
Explicação:..