Geografia, perguntado por augusta200, 10 meses atrás

4-(UFPel RS/2007)O cientista Alfred Wegener elaborou, em 1912, a Teoria das Derivas Continentais, observando que as formas dos continentes de cada lado do Oceano Atlântico pareciam se encaixar perfeitamente.
Ele sugeriu que os continentes estiveram unidos no passado.
Com relação às derivas continentais, é INCORRETO afirmar que:
A ( ) a crosta terrestre é descontínua e fragmentada em vários blocos, os quais são formados por partes continentais e oceânicas que se deslocam pelos movimentos de convecção do magma.
B ( ) existe uma semelhança entre as rochas localizadas nos litorais da América, Europa e África. Esse fato ajuda a comprovar que, num passado muito distante, os continentes estiveram unidos em um único bloco.
C ( ) o contato entre as placas pode se dar por subducção nas zonas de convergência, quando elas se movem uma em direção à outra, e a placa oceânica, mais densa, submerge sob a continental, menos densa.
D ( ) os sismos não devem ser relacionados aos movimentos tectônicos da Terra, por se tratarem de um fenômeno de vibração brusca e passageira da superfície terrestre. Além disso, não devem ter sua origem associada a processos vulcânicos ou no deslocamento de gases no interior da Terra.
E ( ) o contato entre as placas pode se dar por obducção nas zonas de convergência, quando ocorre o choque na porção continental em virtude da grande espessura das porções que colidem.

Soluções para a tarefa

Respondido por cauadesouzaborges
21

Resposta:

letra A

Explicação:

Respondido por vchinchilla22
0

Conforme a teoria da deriva continental do meteorologista Alfred Wegener, é incorreto afirmar que:

A) a crosta terrestre é descontínua e fragmentada em vários blocos, os quais são formados por partes continentais e oceânicas que se deslocam pelos movimentos de convecção do magma.

Teoria da deriva continental

A teoria da deriva continental foi proposta originalmente em 1912 pelo meteorologista e geofísico alemão Alfred Wegener (1880-1930), que a afirmou com base, entre outras coisas, no modo como as formas dos continentes de cada lado do oceano pareciam se encaixar Atlântica, como a África e a América do Sul, que Benjamin Franklin e outros já haviam percebido.

Wegener levantou a hipótese de que todos os continentes de hoje foram unidos no passado antigo da Terra, criando um supercontinente, chamado Pangea, que significa "toda a terra". Essa abordagem foi inicialmente descartada pela maioria dos seus colegas, pois a sua teoria carecia de um mecanismo para explicar a deriva dos continentes. Na sua tese original, ele propôs que os continentes se movessem sobre outra camada mais densa da Terra que compunha o fundo dos oceanos e se estendia sob eles da mesma forma que se move um tapete no chão de uma sala.

No entanto, a enorme força de atrito envolvida levou à rejeição da explicação de Wegener, e à suspensão, como uma hipótese interessante, mas não comprovada, da ideia de deriva continental. Em suma, a deriva continental é o movimento lento e contínuo das massas continentais.

Saiba mais sobre Teoria das Derivas Continentais em: https://brainly.com.br/tarefa/24766054

#SPJ2

Anexos:
Perguntas interessantes